Roger Federer vai disputar as meias-finais do Estoril Open com o espanhol Albert Montanes, 34º do ranking, depois de vencer o francês Arnaud Clement nesta sexta-feira. O suíço número um mundial não começou bem, mas não se desculpou com as condições atmosféricas.

«Comecei mal, ele fez um passing shot muito bom e quando dei por nós estava a perder 0-2. Perdi algumas oportunidades e depois foi uma questão de não cometer muitos erros. Não foi um ténis bonito da minha parte, joguei de forma segura, que não é o que gosto de fazer. Ele foi um adversário difícil, pois sabe o que gosto e não gosto, e deu para ver isso», assumiu Federer, na conferência de imprensa que se seguiu ao encontro.

«Não esteve muito vento, não foi por isso, as condições estavam bem, foi nas condições que gosto, é apenas uma questão de começar melhor da próxima vez», defendeu ainda.

Segue-se Albert Montanes, 34º do mundo e quarto cabeça de série do torneio português. O espanhol nunca ganhou a Federer em três partidas disputadas, a última em 2010, no Open da Austrália, mas é com as devidas cautelas que o suíço aborda este jogo, indiferente ao estatuto de favorito.

«O facto de não haver jogadores do top 20/30 em prova aumenta as possibilidades de vencer, mas sei que pode ser difícil. Ele não facilita as coisas, espero começar bem e ser agressivo. Ele é um jogador duro, vi um pouco do jogo dele com o Cuevas», contou Federer, que lembrou ter perdido um set em Roland Garros com o próximo adversário.