Fernando Couto despediu-se do cargo de diretor desportivo do Sp. Braga para aceitar um convite milionário da federação da India para integrar um grupo de treinadores e jogadores que vão procurar relançar o campeonato daquele país com o contributo de antigos «craques».

«Trata-se de um convite prestigiante e uma oportunidade de aplicar no terreno todos os conhecimentos que adquiri ao longo da minha carreira», destacou Fernando Couto, que possui o nível máximo de competências para treinadores, reconhecido pela UEFA, à Agência Lusa.

Índia: Maniche também foi convidado

O antigo internacional português diz que se trata de um «desafio enorme», mas diz que se sente preparado «e com vontade de ajudar a desenvolver todas as estruturas de base no futebol indiano». Além de Fernando Couto, a India também convidou Peter Reid, John Barnes, Colin Todd, Samson Siasia, Marco Etcheverry, Teitur Thodarson (Islândia) e Milos Rus (Eslováquia). Estes técnicos vão depois ser distribuídos pelas equipas, ao estilo da NBA. A nova liga indiana convidou ainda um grupo de antigos «craques», como Maniche, Robert Pires, Sorin, Crespo, Cannvaro e Robbie Fowler, de forma a assegurar o sucesso do projeto.

Fernando Couto aceitou o convite e já se despediu do Braga. «Passei dois anos fantásticos em Braga, tendo participado na construção de uma das páginas mais prestigiantes da história do clube. Guardo, por isso, um tremendo orgulho em tudo o que ali vivi, mas sempre tive, e nunca o escondi, a ambição de assumir a carreira de treinador», destaca ainda o antigo central.

Fernando Couto tinha integrado a estrutura do futebol do Braga em 2010, sucedendo a Carlos Freitas que, entretanto, regressou ao Sporting. O clube minhoto também já anunciou, em comunicado, a saída do seu «manager» destacando o seu «empenho, profissionalismo e determinação», considerando que Fernando Couto faz parte de «uma das páginas mais brilhantes dos mais de 90 anos de existência» do clube.