A FIFA condenou o Boavista à perda de seis pontos no Nacional da II Divisão, por uma dívida ao futebolista camaronês Guy Essame. A informação é avançada pela Lusa, que cita uma carta nesse sentido enviada pelo organismo internacional à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a 16 de novembro.
Nessa carta, a FIFA pede à FPF que envie «imediatamente a prova da dedução de pontos» ao clube, recordando que, caso contrário, desencadearás «sanções apropriadas» à Federação, que «podem levar à expulsão de todas as competições da FIFA».
Os valores em causa não são referidos, mas a FIFA refere «uma verba significativa» em dívida com Essame, que representou o Benfica entre 2005 e 2007.
O Boavista reconheceu estar em dívida, mas garante já ter pago «70 por cento» do valor, desconhecendo qualquer notificação da FIFA em perder seis pontos. Fonte do clube explicou à agência Lusa que há «um desacordo quanto aos valores que já foram pagos», sem, porém, detalhar números. «Estamos a conversar com o jogador, através do seu agente, que é belga», adiantou ainda a mesma fonte.
O Boavista disputa a II Divisão, Zona Norte, ocupando o 11.º lugar, com 10 pontos, estando a ser treinado por Petit. Se lhe forem retirados seis pontos, como pretende a FIFA, cairá para o 14º posto, uma posição acima da linha de água.
«É com a Federação» que o clube tem mantido contactos sobre esta situação, disse a fonte ouvida pela Lusa, referindo que o clube julga possuir «provas» dos valores que já pagou a Essame, ao abrigo de um «plano de pagamentos» faseados negociado com o jogador.
O Boavista acordou, aliás, planos similares com outros antigos futebolistas com os quais tem dívidas. «Este ano temos tentado cumprir os acordos que fizemos», frisou a fonte boavisteira.