O Comitê Disciplinar da FIFA decidiu punir a seleção da Guiné Equatorial com pena de derrota por 3-0 e multa de 30 mil francos suíços, pela utilização de um jogador em situação irregular, no jogo de qualificação para o Mundial 2014, realizado no passado dia 8 de junho.

Além disso, a entidade máxima do futebol confirmou ainda que o seu Comité de Recurso rejeitou o recurso interposto pela federação africana contra a decisão do Comité Disciplinar no último dia 7 de maio, punindo-a por ter escalado de forma irregular o mesmo jogador na outra partida disputada contra Cabo Verde, a 24 de março deste ano.

O Comité manteve a decisão de aplicar à Guiné Equatorial outra derrota por 3-0 naquele jogo e de impor uma multa no valor de 12 mil francos suíços à sua Federação. O jogador envolvido em ambos os casos é o avançado Emilio Nsue.

Com estas decisões, Cabo Verde continua no segundo lugar do grupo B, a dois pontos da líder Tunísia. As duas equipas defrontam-se a 7 de setembro, em solo tunisino. Quem vencer, segue em frente para a etapa seguinte da qualificação, com o empate a beneficiar os tunisinos.