Setenta e seis anos depois, a FIFA finalmente reconheceu que se enganou, confirmando o norte-americano Bert Patenaude como o primeiro jogador a fazer um hat-trick num Campeonato do Mundo.
Os três golos de Patenaude aconteceram na primeira edição do torneio em 1930, organizado no Uruguai, na vitória por 3-0 frente ao Paraguai. O segundo golo tinha sido originalmente atribuído ao companheiro de equipa Tom Florie, mas a FIFA diz agora aceitar como provas os testemunhos de vários historiadores e adeptos e a confirmação de que foi isso mesmo que aconteceu por parte da federação do país.
O argentino Guillermo Stabile perde assim o «recorde», já que o seu hat-trick frente ao México (6-3) aconteceu dois dias depois do de Patenaude. O norte-americano marcou seis golos em quatro internacionalizações, foi nomeado para o hall of fame da modalidade no seu país em 1971 e morreu três anos depois.
O organismo reconheceu outro hat-trick, na sua edição, que torna o checo Oldrich Nejedly o melhor marcador do Mundial de Itália, com cinco golos. A FIFA confirma agora que os três golos do triunfo sobre a Alemanha são da sua autoria.
Com estas últimas revisões, há agora 48 hat-tricks em Mundiais, o último de Pauleta à Polónia no Mundial-2002.