O seleccionador nacional, Carlos Queiroz, votou em Lionel Messi para Melhor Jogador do Mundo de 2009. O técnico colocou o argentino em primeiro lugar, seguido de Xavi e de Samuel Etoo. Carlos Queiroz elegeu assim três futebolistas do Barcelona, na votação que consagrou Messi como o melhor jogador do ano.
Na lista de seleccionadores, os portugueses José Peseiro e Henrique Calisto, técnicos da Arábia Saudita e Vietname, elegeram Cristiano Ronaldo como o FIFA World Player of The Year. Já Humberto Coelho, na altura seleccionador da Tunísia, colocou o português em segundo, atrás de Messi.
O selecionador da Argentina, Diego Maradona, votou em Didier Drogba, Wayne Rooney e Zlatan Ibrahimovic.
Simão Sabrosa votou como capitão
Cristiano Ronaldo não teve direito a votar, uma vez que se encontrava lesionado e fora do estágio da selecção, quando os formulários de votação chegaram à Federação portuguesa.
Assim, foi Simão Sabrosa quem votou no Melhor Jogador do Mundo de 2009. O extremo do Atlético Madrid elegeu Messi, Kaká e Iniesta. Refira-se que tanto Queiroz como Simão Sabrosa não podiam votar em Cristiano Ronaldo, devido aos critérios de eleição.
Votaram em Ronaldo para melhor do mundo, de resto, os seleccionadores de Bósnia, Camarões, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Gana, Gâmbia, Guatemala, India, Indonésia, Madagascar, Nova Zelândia, Nicarágua, Samoa, Arábia Saudita e Vietname, e os capitães da Áustria, Butão, Bolívia, Guiné Equatorial, Gana, Moçambique, Nova Zelândia, Espanha, Tonga, Uruguai e Vietname.