A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ainda não adaptou os seus estatutos ao novo regime jurídico das Federações e a FIFA quer que o organismo encontre «rapidamente uma solução».
«A FIFA está a trabalhar, em estreita colaboração, com a FPF sobre esta matéria», revelou fonte do organismo à agência Lusa: «Os estatutos de uma federação são cruciais para a gestão do futebol em qualquer país. É preocupação da FIFA que os estatutos de todas as associações filiadas respeitem os nossos regulamentos, bem como a legislação dos respectivos países.»
A FPF é uma das Federações que ainda não se adaptou à nova legislação, em vigor desde 31 de Dezembro de 2008. Em Julho de 2009, a Assembleia Geral da FPF chumbou o novo modelo de estatutos, que retira poder às associações distritais. Está marcada nova Assembleia Geral para 22 de Janeiro.
Já houve três Federações (budo, overcraft e ski náutico) que perderam o estatuto de utilidade pública desportiva por não terem dado resposta às exigências estatutárias nem às diligências do IDP nesse sentido.