A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou este domingo que vai exigir certificados médicos a todos os jogadores que vão participar no Mundial-2006, que vai decorrer na Alemanha no próximo ano, com indicações que excluam, entre outros, riscos cardíacos.
«Vamos estabelecer formulários estandardizados de saúde que deverão ser preenchidos por todas as federações participantes no Mundial-2006. Em cada ano que passa vinte mil pessoas morrem em todo o mundo ao praticarem desporto, vitimadas pelas chamadas doenças cardíacas», referiu Graf-Baumann, membro da comissão médica da FIFA.
No referido certificado, a FIFA pretende que esteja o registo dos exames cardíacos feitos pelos jogadores e as conclusões dos especialistas em cardiologia na eventualidade de problemas diagnosticados, bem como anomalias cardíacas congénitas. «Desejamos deste modo conhecer antecipadamente se os riscos são conhecidos e de que forma estão sob controlo», acrescentou ainda Graf-Baumann.
Esta exigência surge um dia depois da morte de Hugo Cunha, médio da U. Leiria, de 28 anos, suspeitando-se ter sido vítima de paragem cardíaca quando disputava um jogo de futebol com amigos.