O Atlético Mineiro não consegue arrecadar um título acima dos estaduais há mais de 40 anos (desde 1971).

Vinicius Cardozo, adepto atleticano, já tem a explicação para a maré de azar: uma promessa não cumprida por Telê Santana.

Mas Vinicius tem um plano: ele e um grupo de amigos atleticanos fizeram a promessa: se o Galo vencer o Olimpia e conquistar o título inédito, vão fazer o trajeto a pé de Belo Horizonte até a cidade de Congonhas do Campo, a 82 quilómetros da capital mineira.

O amor ao clube poderá fazer suportar o cansaço e as dores nas pernas. Vinicius garante: há que cumprir a dívida do ex-técnico Telê Santana, campeão brasileiro de 1971 com o clube.

Nessa altura, Telê prometeu percorrer a pé o caminho da sua casa, em Belo Horizonte, até à Igrejinha de Pires, nas proximidades de Congonhas do Campo, totalizando um percurso de 78 quilómetros. Na época, Telê tinha à volta de 40 anos, tentou, mas não chegou ao fim.

«Ele não foi com as vestimentas adequadas, roupas, sapatos, nem estava com filtro solar. Depois de um tempo ficou todo queimado», conta Vinicius.«A gente acha que é essa promessa que não foi cumprida que zicou o time todo esse tempo. Por isso se for campeão nós vamos cumprir para tirar o azar», conta Vinicius, ao UOL Esporte.