A vitória de Andy Murray na final do torneio de Wimbledon, perante o sérvio Novak Djokovic, não se limitou a quebrar uma barreira histórica de 77 anos em vitórias britânicas naquele torneio Grand Slam: tornou-se, também o programa televisivo mais visto no Reino Unido, em 2013.

Segundo os dados divulgados pela BBC, nesta segunda-feira, a final teve uma audiência média de 12,1 milhões de espetadores, para um share de 72,8% da população total que via televisão durante a final de domingo no Reino Unido. O canal público inglês adiantou ainda que no pico de audiência estiveram sincronizados 17,29 milhões de telespetadores, para 79,6% de share.

Estes resultados ultrapassam os da final de 2012, quando Murray perdeu para Roger Federer. Nessa ocasião, o pico da audiência foi de 16,9 milhões de espectadores e a audiência média de 11,4 milhões. A final mais vista de sempre, em toda a história de Wimbledon, foi a que opôs o sueco Bjorn Borg, ao americano John McEnroe, em 1980. A vitória de Borg registou então uma audiência de 17,3 milhões.

A meia-final de sexta-feira que opôs Murray e o polaco Janowicz já tinha sido um dos dois programas mais vistos este ano na televisão britânica.