Oito embates com portugueses, nos últimos nove anos e apenas uma derrota e um empate. Se o passado tivesse algum peso na decisão da final da Liga Europa, o Chelsea quase poderia começar os festejos, a avaliar por uma tendência acentuada pelas cinco vitórias consecutivas nos últimos jogos.

O F.C. Porto é o adversário português que mais vezes se cruzou com os «blues» em provas europeias: seis. Os primeiros choques datam da temporada 2004/05, a primeira de José Mourinho em Stamford Bridge. Ainda a defender o título de campeão europeu, o F.C. Porto de Victor Fernandez perdeu em Londres na primeira mão, 3-1, antes de vencer por 2-1, no Dragão, um Chelsea já apurado. McCarthy e Diego marcaram os golos da primeira e única derrota do clube londrino diante de portugueses.

Em 2006/07, com Jesualdo Ferreira no F.C. Porto e Avram Grant no banco do Chelsea, os «blues» cederam (ou conquistaram) um empate no Dragão (1-1), antes de eliminarem o F.C. Porto nos oitavos de final da Champions, com uma vitória por 2-1, precipitada por uma noite infeliz de Helton: na primeira parte, Ricardo Quaresma até tinha deixado os dragões a ganhar em Londres. Seguiu-se outra dupla derrota pela margem mínima na fase de grupos, em 2009/10, com Ancelotti e Jesualdo Ferreira nos bancos e Anelka a marcar nos dois jogos.

Só na época passada o Chelsea conheceu outro adversário em Portugal que não o F.C. Porto. Ainda há memórias frescas desse duplo entre o Benfica de Jorge Jesus e o Chelsea de Di Matteo, a contar para os quartos de final da Champions. Mais uma vez, os «blues» ganharam os dois jogos pela margem mínima na caminhada para o mais inesperado título europeu das últimas temporadas. Mais uma vez, do lado português, houve quem não ficasse inteiramente convencido da superiodade britânica. Um ótimo pretexto para tentar mudar esta história em Amesterdão.

Jogos entre o Chelsea e os portugueses na Europa:

2011/12 (LC, QF): Chelsea-Benfica, 2-1 e 1-0

2009/10 (LC Gr): Chelsea-F.C. Porto, 1-0 e 1-0

2006/07 (LC 1/8): Chelsea-F.C. Porto, 2-1 e 1-1

2004/05 (LC Gr): Chelsea-F.C. Porto, 3-1 e 1-2

Saldo: seis vitória, um empate, uma derrota (12-6)

De entre todos os jogadores do Chelsea que marcaram golos a equipas portuguesas, apenas dois, (Lampard e Terry) integram o atual plantel.

Marcadores do Chelsea: Anelka (2), Lampard, Raul Meireles, Kalou, Robben, Ballack, Shevchenko, Duff, Smertin, Drogba e Terry.

Quem marcou ao Chelsea: Javi Garcia, Raul Meireles, Ricardo Quaresma, McCarthy (2) e Diego.