O fisco argentino (Agência Federal de Receita Pública) fez esta quinta-feira buscas nos escritórios da federação do país e nos clubes históricos San Lorenzo, Racing e Independiente, por alegadas irregularidades na transferências de jogadores.

O caso que mais suspeitas levanta é o da transferência do defesa Jonathan Bottinelli do San Lorenzo para o River Plate, com passagem pelo meio pelo clube chileno Unión San Felipe, ao serviço do qual não realizou qualquer encontro.

O central vai ser processado por tentativa de evasão fiscal. A justiça do país das Pampas investiga um potencial esquema de lavagem de dinheiro na transferência de 444 jogadores - entre os quais Diego Forlán, Sergio Agüero, Javier Mascherano, Ever Banega, Martín Demichelis, Gabriel Heinze e Pablo Zabaleta -, desde setembro de 2012.

No Chile, não é apenas o Unión San Felipe que está a ser investigado, mas também o Rangers de Talca. A pedido da justiça argentina, que encontrou eco em Santiago, os dois clubes têm agora de facultar documentos em que provem que não houve apenas uma simulação de comprar e venda para enganar o fisco no pagamento de impostos. A investigação terá também já chegado ao Uruguai, de acordo com as notícias.