O segredo para os bons resultados do Borussia Dortmund na Liga dos Campeões está na Footbonaut. Isso, na Footbonaut. Um engenho criado para aprimorar a receção e o passe da bola, a um ritmo muito elevado.

Pelos vistos, a máquina tem sido utilizada frequentemente nos treinos do Dortmund. Consiste numa plataforma de 14 metros que distribui bolas ao jogador que está no centro de um círculo. A partir daí, o candidato a Iniesta recebe e tem de passar para um dos 64 alvos, identificado por uma luz que acende repentinamente.

O objetivo é passar com qualidade e rapidez, naturalmente. A ação é filmada e analisada instantaneamente no iPad do treinador. No caso do Dortmund, Jurgen Klopp.

Apesar da máquina ser considerada revolucionária, a verdade é que o Dortmund é a equipa com menor percentagem de passes bem feitos na Liga do Campeões (79%). Ou seja, os alemães têm ainda muito que treinar.

O ex-internacional inglês Jamie Redknapp testou o aparelho, para o jornal Daily Mail, e gostou. «Obriga-te a levantar a cabeça e a passar a bola rapidamente», resumiu o inglês.

Em que ficamos, afinal: oferecemos uma a Mourinho ou não?

A Footbonaut num treino do Dortmund: