A aposta em jogadores da formação tem sido a bandeira dos últimos anos do Benfica e no domingo, na goleada imposta pela equipa de Bruno Lage ao Nacional, voltou a acontecer algo que não se via há muito tempo. Mais precisamente há 34 anos: três jogadores da formação das águias a marcarem no mesmo jogo, no campeonato.

Isso mesmo verificou o Maisfutebol, que foi consultar os arquivos e recuou até à época 1984-1985 para encontrar o feito que foi alcançado diante do Nacional, com os golos de João Félix, Ferro e Rúben Dias.

Ora, a última vez que tal tinha acontecido remonta ao dia 21 de abril de 1985, quando o Benfica goleou, também na Luz, o Farense por 6-0, em jogo da 25.ª jornada.

Nessa partida, Nené abriu o marcador aos 12m, Diamantino fez o 4-0, aos 62m e Jorge Silva fixou o resultado em 6-0, aos 87m. Pelo meio, marcaram ainda Manniche (50m), Pietra (52m) e Nunes (75m).

A título de curiosidade, os jogadores utilizados pelo Benfica do treinador húngaro Pal Csernai nessa partida foram os seguintes:

Bento; Pietra, Bastos Lopes (Samuel, 28m), Oliveira e Álvaro Magalhães; José Luís, Diamantino, Nunes e Wando (Jorge Silva, 78m); Manniche e Nené.

Refira-se, contudo, que há registo de três golos made in formação das águias, mais recentemente, ainda que nesses casos os golos tenham sido divididos por um ou dois jogadores.

Curiosamente, a última vez que isso aconteceu, a vítima voltou a ser o Farense, no dia 20 de fevereiro de 2000, quando Maniche fez um hat-trick na vitória do Benfica por 6-2 sobre a equipa algarvia, que até tinha estado a vencer por 2-0 naquela partida da 22.ª jornada do campeonato, disputada no Estádio da Luz.