O piloto alemão da Williams, Ralf Schumacher, ameaçou o companheiro de equipa, Juan-Pablo Montoya, dizendo que o atira para fora da pista se se sentir obrigado a isso. Os pilotos da equipa anglo-germânica entraram definitivamente em rota de colisão e as promessas para que o choque aconteça em plena pista surgem depois do Grande Prémio da Austrália, prova inaugural do Campeonato do Mundo 2004.
Schumacher e Montoya quase chocaram na partida da prova de Melbourne quando o colombiano tentava regressar à pista depois de ter sido obrigado a desviar-se para a relva. O alemão não gostou da manobra e foi assim que reagiu: «A única coisa que tenho a dizer é que foi uma manobra arriscada de mais e que a próxima vez que ele fizer isso atiro-o para fora da pista.»
O alemão explicou depois as razões das ameaças. «Foi uma manobra para que eu lhe arranjasse espaço, o que não fiz, obviamente porque, naquela fase inicial da corrida, eu não queria pôr as nossas posições em perigo para poder pontuar o máximo possível. Acho simplesmente que a manobra dele não foi a mais correcta.»