«What a day!» Terá sido certamente o sentimento de Victoria Pendleton, depois de ter conquistado a medalha de ouro na prova de sprint nos Mundiais de Ciclismo de Pista, que se realizam em Melbourne, Austrália.

A inglesa viu o seu nome ser muito falado recentemente por ter assumido um romance com Scott Gardner no período pré-Jogos Olímpicos de 2008. A relação entre a ciclista e o cientista do Comité Olímpico Britânico nasceu, foi mantido longe da opinião pública e só há dias assumido sem rodeios. O caso amoroso fez com que todos os olhares em Melbourne caíssem ainda mais sobre si, quando Londres será a sua última corrida em alta competição.

Pendleton bateu na final a lituana Simona Krupeckaite, que foi desclassificada na segunda corrida, mas a chave da vitória foi a épica meia-final com a anterior campeã (e a jogar em casa) Anna Meares. Numa eliminatória à melhor de três corridas, Victoria caiu na primeira, perdendo o controlo da bicicleta. Ficou com escoriações no ombro, nas costas e no cotovelo, mas voltou a subir para o selim, e no segundo sprint teve o apoio dos juízes, que, quando tudo parecia perdido, lhe deram o triunfo por a adversário lhe ter tapado a trajetória. Por fim, mais rápida, conquistou a sexta medalha de ouro, depois das vitórias em 2005, 2007, 2008, 2009 e 2010.

Que dia, realmente! Veja as fotos da queda.