O Sporting emitiu esta quinta-feira um comunicado, através do qual respondeu à Federação, que tinha culpado a SAD leonina pelo facto da despenalização de Ristovski em um jogo de castigo ter sido decidida fora do tempo útil.

A Federação tinha referido que o recurso apresentado pelo Sporting deu entrada no dia 4 de fevereiro e contemplava um pedido de audição de uma testemunha, pelo que no fundo o Conselho de Disciplina só demorou oito horas a decidir.

O Sporting diz que a Federação não está a dizer tudo, «omitindo pormenores que seriam relevantes para o cabal esclarecimento da questão». Em particular, diz o Sporting, o facto de ter demorado três dias a enviar para Alvalade os fundamentos do castigo de Ristovski, sem os quais não será possível fazer o recurso.

Nesse sentido, o comunicado detalha todos os passos dados.

«1. O mapa de castigos contendo a sanção de suspensão por 2 jogos aplicada ao jogador Ristovski foi divulgado no dia 1 de fevereiro, às 16.58;

2. Às 17.52 do mesmo dia, foi solicitada à FPF a documentação que fundamenta a decisão;
 
3. A esse pedido, respondeu a FPF, às 10.00H do dia 4/2;
 
4. O recurso foi preparado e deu entrada nos serviços da FPF às 20:47 do mesmo dia 4/2.»

O Sporting acrescenta depois que «o recurso interposto foi julgado sem ouvir qualquer testemunha, analisando apenas a prova videográfica apresentada» pelo que a decisão podia «ter sido tomada de imediato, a partir das 20.47H do dia 4/2».

A SAD leonina garante ainda desconhecer por que razão foi designada a inquirição de uma testemunha cujo depoimento, afinal, se entendia ser inútil para a decisão que veio a ser tomada».
 
«É incompreensível, portanto, que, em face dos factos referidos supra, se refira uma alegada demora do Sporting, quando a FPF – porventura porque os serviços estarão encerrados ao fim de semana – demorou mais de 60 horas (!!) a enviar a documentação que fundamenta a decisão.»

O comunicado termina referindo que o Sporting vai requerer à FPF uma reunião de urgência para garantir o julgamento dos recursos em tempo útil.