Carlos Queiroz e a Fundação Luís Figo foram distinguidos com o Prémio de Mérito Desportivo pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP). Os galardões foram entregues durante a IX Gala Anual do Desporto, que decorreu no Casino Estoril.
A Fundação Luís Figo foi a primeira organização não governamental a receber o galardão, atribuído pelo «trabalho absolutamente louvável que tem vindo a desenvolver junto dos jovens». O jogador do Real Madrid esteve presente para receber o prémio, que considerou «um importante estímulo para que a fundação continue a trabalhar nos projectos que tem vindo a desenvolver nas áreas social, desportiva e da saúde». Figo elogiou ainda a cerimónia promovida pela CDP, defendendo que é a prova de como Portugal tem «excelentes atletas em várias modalidades e não apenas no futebol».
Carlos Queiroz foi distinguido «pela extraordinária carreira nacional e internacional», num prémio que é também o «reconhecimento do movimento associativo àquele que está ainda hoje associado a uma magnífica geração de atletas». O treinador que trabalha como adjunto do Manchester United não esteve presente e foi representado pelo filho, Rogério Queiroz.
A cerimónia distinguiu ainda atletas de 59 modalidades diferentes, que receberam o Prémio Mérito Desportivo ¿ Jovem Promessa, bem como vários atletas e equipas que conquistaram títulos europeus e mundiais em 2004.