Boa terça-feira para o futebol de formação nacional: depois dos sub-17, também os sub-19 garantiram a presença no Europeu da categoria.

A precisar de vencer, a seleção nacional venceu mesmo a Escócia, e de forma expressiva, no Estádio do Bessa. 4-0, uma vitória que começou a ser construída bem cedo.

O primeiro golo foi marcado aos 16 minutos, num lance estranho na sequência de um canto batido por Tiago Dantas. Confusão na área e bola tirada por Mullen já dentro da baliza, que o árbitro validou (bem) dando autogolo a Mayo.

O segundo aconteceu apenas cinco minutos depois por Umaro Embaló.

Na segunda metade, e com o 2-0 no marcador, a seleção portuguesa ficou a jogar contra nove em apenas um minuto. Deas viu o segundo amarelo e foi expulso aos 53 minutos, Kelly seguiu-lhe os passos aos 54 após ver vermelho direto.

Ainda assim, Portugal só voltou a marcar na reta final do encontro e quando Filipe Ramos já tinha feito quatro substituições. Romário Baró fez o terceiro tento português e João Mário, acabado de entrar, fechou o marcador.

Três jogos, três vitórias e a liderança no grupo 6 da Ronda de Elite. Portugal estará, por isso, na Arménia no Campeonato da Europa que se realizará entre 14 e 27 de julho para defender o título que venceu em 2018 na Finlândia.

Portugal: Celton Biai, João Costa, Pedro Álvaro, Gonçalo Loureiro, Nuno Tavares (Tomás Tavares, 77 m), Diogo Capitão, Pedro Neto (Félix Correia, 59 m), Romário Baró, Gonçalo Ramos (Rafael Camacho, 68m), Tiago Dantas (Vítor Ferreira, 68m) e Umaro Embaló (João Mário, 69 m).

Suplentes não utilizados: João Valido, Pedro Ganchas, Tomás Tavares, Fábio Vieira e Rodrigo Fernandes.

Treinador: Filipe Ramos