O G14 apresentou uma queixa contra a FIFA na Comissão Suíça para a Concorrência (ComCo). O grupo que integra alguns dos principais clubes europeus, entre os quais o F.C. Porto, exige compensação financeira pela cedência dos jogadores para as selecções.
«Esta queixa diz respeito a divergências entre clubes e selecções, particularmente no que diz respeito à libertação de jogadores pelos clubes de graça para competições organizadas pela FIFA», revelou a ComCo esta sexta-feira em comunicado.
A Comissão, escolhida por a Suíça ser o país onde está sedeada a FIFA, vai realizar agora um «inquérito preliminar para perceber se há indícios de regras de concorrência ilícitas nos regulamentos da FIFA».
Além do F.C. Porto o G14 integra o Real Madrid, Manchester United, Bayern Munique e a Juventus, entre outros. O grupo tem contestado as regras de cedência dos jogadores e em Março apresentou mesmo à FIFA e à UEFA uma proposta de compensação aos clubes, para cobrir prejuízos como eventuais lesões contraídas nas Selecções.
A FIFA rejeitou qualquer tipo de concessões e o G14 anunciou já a intenção de boicotar o Mundial de clubes do próximo ano.