O jogo Barcelona-Las Palmas, da 7.ª jornada da Liga Espanhola, joga-se esta tarde à porta fechada, numa tomada de posição difundida meia-hora antes do apito inicial.

Esta decisão do clube catalão é uma resposta à recusa da Federação Espanhola em adiar o encontro devido aos incidentes no decorrer do referendo de autodeterminação na Catalunha.

O clube condenou em comunicado «as ações levadas a cabo em toda a Catalunha para impedir o exercício do direito democrático e da livre expressão dos seus cidadãos».

FICHA DE JOGO

O jogo teve início marcado para as 15h15 deste domingo. Os jogadores do Barcelona subiram ao relvado para exercícios de aquecimento com as camisolas alternativas do clube que têm a «Senyera», a bandeira da Catalunha.

Em cima da hora do jogo, muitos adeptos manifestaram-se à porta do estádio.

Note-se que, este domingo, os habitantes da Catalunha estão a tentar votar num referendo pela independência da região, ato que fora suspenso no início do mês pelo Tribunal Constitucional espanhol. As autoridades de Madrid procuram impedir a consulta popular com milhares de agentes nas ruas.

Durante o dia, já se verificaram vários confrontos, com o governo regional catalão a atualizar para 337 o número de pessoas assistidas em serviços de saúde, após confrontos relacionados com a realização do referendo.

No estádio, o placard eletrónico não mostra o resultado do jogo, que ao intervalo está empatado, mas apenas uma imagem com a palavra «Democracia».