A UEFA colocou dois jogadores portugueses, Gelson Martins e André Silva, na lista dos 10 melhores futebolistas do Euro2014 de sub-19, em que a seleção lusa foi segunda classificada, tendo perdido na final com a Alemanha (1-0).

Para o organismo que rege o futebol europeu, Gelson Martins e André Silva, do Sporting e do FC Porto, respetivamente, estão entre os jogadores «a seguir» depois do torneio que decorreu na Hungria.

«Com um excelente controlo de bola e atributos técnicos que chamam a atenção de qualquer um, é fácil perceber por que razão este extremo tem já uma cláusula de rescisão no valor de 45 milhões de euros no contrato de cinco anos que assinou com o Sporting no início deste Verão. O seu golo no triunfo por 6-1 de Portugal sobre a seleção da casa foi o exemplo perfeito da ameaça que constitui este indomável adolescente», referiu a UEFA sobre Gelson Martins.

Para o organismo, o avançado André Silva, segundo melhor marcador da prova, com cinco golos, é um jogador que nunca tira os “olhos da baliza adversária”.

«Além de nunca tirar os olhos da baliza adversária, correu sempre de forma incansável para oferecer linhas de passe aos colegas, recuando mesmo frequentemente no terreno à procura da bola», considerou a UEFA.