Esta segunda-feira, no Restelo, a partir das 19.15, começa um jogo recheado de simbolismo e implicações históricas para o futebol português. Não é apenas a presença no grupo da frente da Superliga deste ano que está em causa. Desde há alguns anos, a rivalidade entre o Belenenses e o Boavista tem vindo a acentuar-se em torno da questão relativa à dimensão dos dois clubes. Ambos começaram a reivindicar o título de quarto clube «grande» do futebol português - em sucessão directa a Benfica, F.C. Porto e Sporting (e esta ordem é puramente alfabética).

No que ao futebol diz respeito, o Belenenses viveu os seus maiores momentos de glória na primeira metade do século XX; o Boavista, por seu lado, chegou à ribalta na passagem para o terceiro milénio. Deve o estatuto presente de um clube ser avaliado pela sua representatividade no panorama desportivo como um todo histórico ou, por outro lado, deve o passado recente ser o factor predominante para tirar conclusões quanto à sua dimensão?

O Maisfutebol procurou recolher critérios que pudessem estabelecer um plano de comparação entre os dois e apresenta-os para que possa tirar as suas conclusões. As informações foram recolhidas junto das instituições (incluindo as consultas aos «sites» oficiais dos clubes) e a ordem apresentada respeita apenas ao facto de se começar pelo clube que na 9ª jornada detém o estatuto de anfitrião.

BELENENSES

26 mil sócios

44 filiais

10 delegações

2 núcleos

1 casa

22 modalidades

12 mil praticantes

Infra-estruturas (em remodelação por motivo de protocolo com a C.M. Lisboa):

Estádio do Restelo (40 mil lugares); 2 campos relvados; 1 campo pelado; Pavilhão gimnodesportivo; Polidesportivo; Complexo Olímpico de Piscinas

Títulos

3 Campeonatos de Portugal

1 Campeonato Nacional da I Divisão

1 Campeonato Nacional da II Divisão

3 Taças de Portugal

BOAVISTA

20 mil sócios

15 filiais

16 modalidades

2 mil praticantes

Infra-estruturas (Condicionadas pela participação no Euro 2004):

Estádio do Bessa (23 mil lugares - 30 mil após remodelação); 1 relvado; 1 campo semi-sintético (em construção); Pavilhão (previsto - o anterior foi demolido para dar lugar a uma nova bancada do estádio)

Títulos

1 Campeonato da II Liga

1 Campeonato Nacional da I Divisão

1 Campeonato Nacional da II Divisão

5 Taças de Portugal

3 Supertaças Cândido de Oliveira

Textos relacionados: