Os jogadores do Leixões entraram em campo diante o FC Porto B, no domingo, com o nome das suas camisolas escrito pelas crianças do Kastelo - Associação NOMEIODONADA, instituição que ajuda jovens com patologia crónica. Uma ação solidária que teve como propósito ajudar a instituição.

As peças serão agora vendidas e a receita reverterá na totalidade a favor da associação. Segundo foi explicado ao Maisfutebol, os objetivos do clube passam por mostrar «o outro lado do futebol» e que «apesar das dificuldades, as crianças da NOMEIODONADA têm um papel na sociedade».

«Tentámos não só ajudar a associação em si, como também também fazer algo que tenha algum impacto. Isso aconteceu porque foi um jogo com transmissão televisiva e, por isso, achámos que era o jogo ideal», começou por dizer ao nosso jornal o assessor de comunicação do Leixões, João Coelho.

«Por outro lado, quisemos mostrar o lado da associação, porque o Kastelo apoia crianças com dificuldades e nós também quisemos mostrar que, lá no fundo, apesar das dificuldades, elas também têm um papel na sociedade. Neste caso, contribuíram de uma forma original para a atividade desportiva. Tivemos a possibilidade de expor o trabalho delas num jogo com bastante visibilidade mediática», acrescentou.

As camisolas foram postas à venda esta segunda-feira, com o preço unitário de 40€. Ao segundo dia, o clube conta já com 18 vendas registadas, sendo que, também por isso, o «feedback tem sido bastante positivo».

«Já tivemos quase duas dezenas de camisolas vendidas, por isso o sucesso fala por si. Só podemos continuar a fazer este tipo de campanhas. Até ao momento vendemos 18 camisolas, ou seja, o número de camisolas vendidas comparado com o número de jogadores que temos no plantel fala por si: nós fizemos 27 camisolas, sendo que são 26 jogadores do plantel sénior e uma ainda para o treinador.»

Objetivo é a subida de divisão e «demonstrar o lugar do Leixões em Matosinhos»

Esta é a segunda campanha solidária que o Leixões promove esta temporada. A primeira aconteceu em colaboração com o Casa Pia, no jogo que colocou frente a frente as duas equipas, com uma angariação e recolha de alimentos para outra associação – Casa do Caminho. João Coelho garante a continuação de ações como esta, até porque se «nota que não é só o Leixões que está aberto a este tipo de iniciativas.»

Por último, o assessor de comunicação do clube vincou os objetivos que a formação orientada por Carlos Pinto traçou para esta temporada, sendo que o principal é «a subida à primeira divisão do futebol português»

«No que respeita à vertente desportiva, o objetivo assumido pela direção do clube foi a subida de divisão da equipa sénior à primeira divisão do futebol português, estando toda a estrutura focada nesse objetivo. Na parte da comunicação e do marketing é continuar a trabalhar as plataformas de informação, divulgar ao máximo as atividades do Leixões, sempre focados também para o lado da responsabilidade social e não só para divulgar as atividades desportivas, mas continuar a demonstrar o lugar do Leixões em Matosinhos», concluiu. 

O Leixões está atualmente no quinto posto da classificação da II Liga, com 17 pontos em nove jornadas.