Nuno Afonso, defesa-central que já passou por clubes como Benfica, Marítimo, Belenenses, Setúbal e Paços de Ferreira, decidirá «nos próximos dias» se abandona, ou não, o futebol. O jogador está, neste momento, sem clube e pondera «seriamente» a hipótese de terminar a sua carreira.

Aos 27 anos, Nuno Afonso confessa-se «desiludido» com os últimos dois anos que passou, mas a vontade de continuar a jogar poderá ser mais forte. «Existem alguns convites que estou a analisar, tanto de Portugal como do estrangeiro. Mas pretendo que o próximo projecto seja algo sólido. Em Portugal, quero jogar, pelo menos, na II Liga. Caso contrário, poderei mesmo abandonar o futebol ou, então, voltar para o estrangeiro».

Depois de ter iniciado a sua carreira nos juniores do Benfica, Nuno Afonso passou por Belenenses, Campomaiorense, Setúbal, Paços, Marítimo, Salamanca, Aves e Oliveirense. Depois de tantos na I Liga, e de uma experiência bem sucedida em Espanha, o jogador não esconde que as descidas do Aves (da I para a II Liga) e da Oliveirense (da II Liga para a II B) foram duros golpes na sua carreira: «Não quero continuar esta curva descendente no meu percurso. Ou volto a ter um projecto ambicioso, ou mais vale parar por aqui».

Se optar mesmo por arrumar as botas, Nuno Afonso já tem planos para se estabelecer em Espanha, onde tem a sua família e dirige alguns negócios. «Do ponto de vista financeiro, talvez fosse melhor, mas vou tentar evitar um final tão precoce na minha carreira futebolística».