A Argélia, dos «portugueses» Brahimi e Slimani, entrou da melhor maneira na fase de grupos da Taça das Nações Africanas, ao vencer a África do Sul por 3-1.

A formação orientada por Christian Jean Gourcuff ainda passou por maus momentos, estando inclusivamente em desvantagem. Thuso Phala foi o autor do remate que inaugurou o marcador (51).

A equipa do Norte de África podia ver as suas aspirações reduzidas se Tokelo Rantie não tem atirado com estrondo à trave na conversão de uma grande penalidade (53’).

Com a estrelinha da sorte do seu lado, a equipa argelina viu Thulani Hlatshwayo (68’) trair o seu guarda-redes e introduzir a bola na própria baliza, restabelecendo o empate.

A cambalhota no marcador deu-se pouco depois, com assinatura de Faouzi Ghoulam (72’), e o resultado final foi carimbado pelo sportinguista Islam Slimani (83’), num lance em que o guarda-redes da África do Sul fica mal na fotografia.

Com este resultado, a Argélia assume a liderança do grupo C, juntamente com o Senegal, e mede forças, na próxima jornada, com o Gana.