Xavi abordou, nas últimas semanas, a transferência falhada de João Cancelo para o Barcelona, em janeiro, antes de rumar ao Bayern Munique, alegando que o Manchester City recusou concretizar o negócio.

A imprensa catalã noticiou também que Pep Guardiola terá dado o «não» à saída do futebolista luso para o Barça, mas, à margem de um evento de golfe na Catalunha, o treinador negou que tanto ele como o clube tenham colocado algum entrave à mudança de Cancelo para Camp Nou.

«Acho que eles informaram Xavi muito mal. Está longe da realidade. A realidade é que decidimos que o Cancelo tinha de sair e não nos importámos para onde ia, mesmo se ele quisesse ir para o United, que é o nosso rival. O agente dele e os clubes é que chegam a um acordo. Não vou dizer que o enganaram, mas que o informaram mal», afirmou Guardiola, citado pelo Mundo Deportivo.

«Porque é que ele não foi para o Barça? Não faço ideia. Não recebemos nenhuma oferta», acrescentou.

Quanto à possibilidade de emprestar Cancelo ou vender o internacional português ao Barça este verão, o técnico dos citizens deixou o «dossier» nas mãos do clube.

«Isso é uma questão do Txiki [n.d.r. secretário técnico], do seu representante e do clube que o quer», concluiu.

O lateral luso, de 29 anos, regressou ao City após a cedência ao Bayern e tem contrato até 2027 com o clube inglês.