Agora é oficial: a Fórmula 1 está de regresso a Portugal, 24 anos depois.
O anúncio foi feito ao início desta tarde, nas redes sociais da F1: Autódromo do Algarve (AIA), localizado em Portimão, vai receber um dos Grandes Prémios da época de 2020 no fim de semana de 23 a 25 de outubro.
Além de Portugal, a Fórmula 1 também anunciou mais duas corridas no calendário, este ano diferente por causa das condicionantes da covid-19: o Grande Prémio de Nurburgring, na Alemanha, de 9 a 11 de outubro, e o Grande Prémio de Imola, em Itália, de 31 de outubro a 1 de novembro.
Em declarações à Eleven Sports, o administrador do AIA, Paulo Pinheiro, congratulou-se com esta notícia e abriu a porta a um possível evento com a presença de público.
«É o culminar de muito tempo de trabalho nosso, um esforço grande da equipa toda, que agora tem o prémio devido que é o termos uma corrida de Fórmula 1 em Portugal», disse.
«Desde o primeiro momento quisemos que a corrida tivesse público, trabalhamos nesse sentido com todas as entidades sanitárias. Portanto temos condições, se toda a gente respeitar as regras que forem impostas, para ter publico na corrida, e até uma quantidade de público com alguma expressão. Agora é crucial que toda a gente respeite as regras e os procedimentos que vão ser definidos, e se assim for, será uma corrida segura, e com público», acrescentou.
Refira-se que esta é a primeira que o Autódromo do Algarve vai receber pela primeira vez uma corrida de Fórmula 1.
BREAKING: We're racing at Nurburgring, Portimao and Imola!
— Formula 1 (@F1) July 24, 2020
The three Grands Prix will make up rounds 11-13 of the 2020 F1 calendar, with Imola being a two-day event#EifelGP #PortugueseGP #ImolaGP pic.twitter.com/Hxen8a45g1