«Por que será» que Jardel levantou a camisola do Sporting e exibiu uma t-shirt com uma frase enigmática após o golo ao Boavista? A frase, sugestiva, criou vários cenários que poderiam explicar o acto.  

Desde que chegou a Alvalade, o brasileiro não parou de facturar. Já marcou 22 golos, com jogos da I Liga, Taça de Portugal e Taça UEFA incluídos. Dias antes do duelo com o Boavista, Jardel respondia às críticas que muitos insistem em fazer-lhe ao sentenciar, de forma frontal, numa entrevista ao site da UEFA, que dentro da área se considera «o melhor do Mundo». A pergunta que lançava após o golo marcado ao Boavista ganhava, portanto, um valor retórico: «Por que será que continuo a marcar tantos golos e não jogo num clube ainda maior da Europa, nem sou chamado mais vezes ao escrete?», parecia querer dizer o artilheiro de Alvalade. 

Foi essa a interpretação mais imediata que muitos fizeram. No final da partida com o Boavista, alguns jornalistas questionaram Jardel sobre o verdadeiro sentido daquela pergunta. De forma enigmática, o jogador respondeu: «Daqui a uns dias, todos saberão...» 

Uma campanha inédita

 
A solução para este enigma passa por uma campanha publicitária que Jardel fará com uma conhecida marca de refrigerantes. De acordo com o que o Maisfutebol apurou, essa bebida é o guaraná, bem mais popular no Brasil do que em Portugal. Há alguns meses, a marca que explora a bebida no nosso país encetou uma campanha, com um slogan idêntico ao da pergunta que Jardel exibiu, após a grande penalidade marcada frente ao Boavista.  

De acordo com o que o Maisfutebol apurou, Jardel tem toda a liberdade para fazer parte de uma campanha publicitária deste género, isto porque o contrato que celebrou com a SAD do Sporting lhe permite fazer outros contratos nos quais os seus direitos de imagem sejam utilizados.  

O primeiro passo da campanha em causa foi dado no Sporting-Boavista. A intenção foi lançar uma mensagem que despertasse curiosidade e pussesse as pessoas a questionar sobre o sentido da pergunta exibida. Chama-se a isso um «teaser», na linguagem publicitária. Missão cumprida, portanto, tendo em conta a curiosidade que o acto de Jardel despertou. No próximo golo que Jardel marcar ¿ a dúvida é se o jogo com o Milan, para a segunda mão dos 1/16 avos de final da Taça UEFA também conta... ¿ será revelado o segredo. Será a primeira vez que no futebol português um jogador utilza esta técnica de publicidade. A moda de mostrar imagens numa t-shirt interior após a marcação de um golo já estava a pegar há uns tempos: mostrava-se a cara da namorada, do filho, ou simplesmente uma inscrição de agradecimento. Será que o próximo passo é a publicidade pegar de estaca? 

Vai um Guaraná? 

O Maisfutebol tentou confirmar junto da Pepsi/Portugal, multinacional responsável pela colocação da bebida no mercado português, a existência de um acordo com Jardel. No entanto, essa confirmação não nos foi dada. «Não temos conhecimento d qualquer campanha com o jogador Jardel», foi-nos referido, telefonicamente, por uma responsável da agência que conduz as relações públicas da Pepsi/Portugal. 

É sabido que em publicidade, como grande negócio que já é, o segredo é um dos principais trunfos. Mas tendo em conta a regularidade com que Jardel marca golos, o mistério será revelado em breve. Vai um guaraná?