O F.C. Porto jogará a primeira mão da segunda eliminatória da Taça UEFA na Polónia. Apesar de o sorteio ter ditado que o primeiro encontro seria nas Antas, os azuis e brancos ver-se-ão forçados a actuar primeiro em Cracóvia, ao contrário das pretensões dos responsáveis portistas.  
 
A razão da troca dos jogos teve a ver com o jogo Lazio-Shaktior Donetsk, a contar para a Liga dos Campeões. Dado que essa partida está marcada para dia 25 de Outubro, o jogo Roma-Boavista, inicialmente apontado para o dia seguinte, foi adiado para dia 9 de Novembro, data da segunda mão, uma vez que se disputa no mesmo estádio. Deste modo, a Roma solicitou a alteração da ordem dos jogos, pedido aceite pela UEFA, apesar da oposição dos responsáveis boavisteiros.  
 
O critério usado para decidir esta mudança incidiu na publicidade e nas condições do relvado. A Roma considerou que um só dia não seria suficiente para preparar as alterações nos quadros publicitários do Estádio Olímpico de Roma ¿ recinto onde jogam Lazio e AS Roma ¿ e recordou que o relvado poderia não estar em condições, alegando o artigo nono dos regulamentos das competições europeias. Para além disso, o Boavista não poderia efectuar o treino que habitualmente se realiza na véspera dos jogos europeus, uma vez que a essa hora Lazio e Shaktior jogam para a Liga dos Campeões. A UEFA aceitou os argumentos do clube romano, pelo que o Boavista-Roma será mesmo a 26 de Outubro, sendo a partida em Itália a 9 de Novembro.  
 
E é aqui que entram os interesses do F.C. Porto. Dado que o encontro nas Antas seria também dia 26, a UEFA coagiu os portistas a mudar a ordem dos jogos. A vontade dos azuis e brancos era jogar a primeira partida nas Antas, mas desta vez a UEFA foi intransigente no uso do critério geográfico. Isto é, sempre que possível evitou que dois jogos se disputassem na mesma cidade, no mesmo dia. É certo que ainda ontem se disputaram duas partidas a contar para a Taça UEFA na cidade do Porto ¿ o F.C. Porto-Partizan e o Boavista-Vorskla --, mas nesta eliminatória a UEFA foi mais exigente na obediência a esse critério.   
  
 
Rosário em Cracóvia no domingo  
 
Jorge Rosário, adjunto de Fernando Santos no F.C. Porto, observará este domingo o Visla Cracóvia, adversário do clube portista na segunda eliminatória da Taça UEFA.  
 
O conjunto polaco, que ocupa a segunda posição no campeonato do seu país, jogará às 13 horas locais (meio-dia em Portugal) diante do Katowice, equipa que está no 12.º posto da liga polaca. O Wisla Cracóvia fará outros dois jogos a contar para o campeonato, um no próximo dia 15 e outro dia 21 de Outubro, nos quais também deverão estar presentes elementos da equipa técnica do F.C. Porto.