O secretário de Estado da Administração Interna assinou esta tarde o processo de naturalização de Deco, jogador do F.C. Porto. A notícia foi avançada pela agência Lusa e confirmada pelo Maisfutebol junto de fonte do referido ministério. A documentação deu entrada esta manhã e à tarde foi rubricada por Nuno Magalhães, o que significa que o futebolista, teoricamente, já é português.

Quando tudo apontava para que só na próxima semana o processo ficasse concluído, o assunto encerrou-se esta sexta-feira em velocidade supersónica. Agora, a documentação será enviada ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) - até às 17,30 horas desta sexta-feira, a papelada ainda não tinha chegado - que irá notificar o jogador, revelando-lhe a conclusão final.

Na sequência de os ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Justiça terem dado pareces favoráveis e do secretário de Estado da Administração Interna ter conferido e rubricado todos os pontos, cabe ao SEF fazer o respectivo despacho para o Diário da República. Por norma, este procedimento demora três a quatro semanas, mas se Deco alegar carácter de urgência resolve-se em poucos dias. Isto é, para a semana.

Depois desta etapa, Deco poderá ir à Conservatória dos Registos Centrais e pedir o bilhete de identidade. Só este precioso documento produz efeitos legais de nacionalidade portuguesa ao atleta. Caso Scolari assim o entenda, o médio do F.C. Porto poderá ser convocado para o Portugal-Brasil, a disputar no próximo mês.

Leia ainda: