Alessandro pode estar prestes a viver uma situação semelhante à que viveu na primeira passagem pelo F.C. Porto. O brasileiro não integra as opções habituais de Octávio Machado e, caso isso seja benéfico para si e para a SAD portista, poderá mudar de emblema, contribuindo para o processo de emagrecimento do plantel sugerido pelo treinador desde o arranque da época. 

Hoje, Alessandro não esteve nas Antas e falhou os dois treinos agendados por Octávio Machado. Durante o dia não foram apresentadas justificações, mas após a conferência de Imprensa do técnico azul e branco foi dito aos jornalistas que o jogador tinha sido dispensado pela SAD durante três dias, previsivelmente para tratar assuntos que podem estar relacionados com o regresso ao Brasil. 

No últimos dias, os jornais brasileiros falaram do interesse do Cruzeiro em Alessandro e o Comércio do Porto juntou o nome do S. Paulo ao lote de potenciais interessados. A fama de Alessandro no Brasil parece imaculada, por isso não devem faltar equipas prontas a receber o jogador. Resta saber se por empréstimo ou a título definitivo.