A derrota do Brasil diante da Argentina deixou a selecção canarinha com... 84 por cento de possibilidades de se classificar para a fase final do Campeonato do Mundo de 2002, a realizar no Japão e na Coreia do Sul. 

Mas como é que se chega a um número tão específico assim, perguntará o leitor. E pergunta muito bem. Ora, quem lançou esta probabilidade ¿ 84 por cento ¿ foi um professor de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tristão Garcia. 

«Antes da partida frente à Argentina, as probabilidades eram de 95 por cento. Com a derrota do Brasil, as hipóteses diminuíram, mas a situação da selecção continua a ser relativamente confortável», assegurou o matemático à imprensa brasileira. 

De acordo com Tristão Garcia, o Brasil terá que vencer as três partidas que lhe faltam (Chile em Outubro, Bolívia e Venezuela em Novembro) para não ter que depender dos resultados dos seus concorrentes mais directos. «Cada ponto perdido a partir de agora coloca a selecção do Brasil dependente de resultados de terceiros, nomeadamente do Equador e do Uruguai». 

As contas feitas pelo matemático apontam para que as três vitórias do Brasil nos três últimos jogos façam aumentar as probabilidades brasileiras dos actuais 84 por cento para... 99,6 por cento.