O Schalke 04 conquistou a Taça da Alemanha, ao vencer o modesto Union Berlim por 2-0 na final, conseguindo, assim, a consolação pela perca do campeonato para o Bayern na derradeira jornada da Bundesliga. Com dois golos de Joerg Boehme, o clube de Gelsenkirchen conquistou a sua primeira Taça nos últimos 29 anos. 

Os golos do médio Boehme, o primeiro na marcação de um livre (54m) e o segundo na concretização de uma grande penalidade (60m), deitaram por terra o sonho do Union Berlim, que pretendia ser o primeiro clube amador a conquistar a Taça da Alemanha. 

Há uma semana, o Bayern sagrou-se campeão depois de marcar um golo, já em período de descontos, que lhe permitiu empatar (1-1) com o Hamburgo e alcançar o primeiro lugar com mais um ponto que o Schalke, que tinha vencido espectacularmente o Unterhaching por 5-3 e, por largos minutos, tinha tido o título, que seria o primeiro desde 1958, entre as mãos. 

Esta tarde, o Schalke viveu uma tarde menos dramática para conseguir o seu terceiro troféu do seu historial (1937, 1972 e 2001). Depois de um começo algo indefinido, a equipa de Gelsenkirchen acabou por conseguir o controlo do jogo no segundo tempo. A modesta equipa de Berlim não deixou de receber um prémio de consolação que já estava garantido à partida. O facto do Schalke ter-se classificado na segunda posição do campeonato e, consequentemente, para a Liga dos Campeões, deixou à disposição do Union Berlin, que este ano conseguiu a promoção para a II divisão, um lugar na Taça UEFA. Um feito inédito para um clube amador na Alemanha.