Manuel José, treinador do União de Leiria, espera a chegada de mais dois avançados estrangeiros para fechar a construção do plantel 2000/2001. 

O anúncio foi feito pelo próprio técnico durante a apresentação oficial da equipa leiriense, que ocorreu ao final da tarde de hoje (sexta-feira) numa quinta nos arredores da cidade do Lis. 

«Há contactos adiantados e contamos ter os jogadores no prazo máximo de uma semana. Serão dois jogadores com características bem definidas, que passam pela rapidez e pela capacidade de actuarem tanto nas alas como no meio. O União não tem volume de jogo para ser uma equipa de ataque continuado, pelo que o contra-ataque, ainda que não sempre, terá que ser a maior aposta», explicou Manuel José numa breve conversa com os jornalistas após a cerimónia. 

A hipótese de Petar Krpan continuar em Leiria era bem vista pelo treinador, mas Manuel José frisa que «a vontade não chega, pois o jogador está no estágio do Sporting e só o clube dele saberá se o quer ou não emprestar ao União». 

O técnico leiriense revelou ainda que as duas contratações que falta efectuar não resultam das observações que fez na América do Sul: «Fui ao Chile para ver um jogador em concreto, médio organizativo, mas ele não vem.» 

O facto de os avançados a adquirir serem estrangeiros é uma solução de recurso para o União de Leiria, que tentou, como contou Manuel José «trazer jogadores portugueses que não têm tido muito sucesso no estrangeiro, casos de Bruno Ribeiro, Boa Morte e Dominguez». 

O problema, diz o treinador, «é que a massa salarial deles está muito para além do que o União pode suportar». 

«Europa é utopia» 

Com os dados lançados para a nova temporada, Manuel José faz questão de colocar a manutenção na I Liga como única meta do União. «Um projecto europeu é utópico. Se antes já era difícil, agora ainda o é mais, uma vez que os lugares disponíveis são disputados pelos mesmos clubes que lutam pelo título», sublinhou. 

Ainda na cerimónia de apresentação, aí dirigindo-se em particular aos jogadores, Manuel José pediu no entanto «algum brilhantismo» para acrescentar à manutenção. 

João Bartolomeu, líder da União de Leiria, SAD, presidiu à mesa de luxo que deu o mote para a nova época. Ao lado de Bartolomeu estiveram Isabel Damasceno, presidente da Câmara Municipal de Leiria, Paulo Rabaça, vereador do Desporto, Francisco Vieira, presidente da Região de Turismo de Leiria e Fátima, e os restantes administradores da sociedade desportiva leiriense: António Serra, Guilherme d'Orey, António Bastos e Filipe Miguel. 

Vasco Pinto Leite, da Mediacapital, e o novo secretário técnico, Nuno Ferraria, completavam a mesa. 

Isabel Damasceno, Paulo Rabaça e Francisco Vieira desejaram felicidades ao plantel - que assistia em peso à cerimónia - e destacaram o papel que o União pode ter na promoção da cidade e da região, nomeadamente tendo em vista a organização do Europeu de 2004, do qual Leiria será uma das cidades-sede. 

João Bartolomeu pediu aos atletas «mais tranquilidade que na época passada»,ao mesmo tempo que desejou felicidades aos novos recrutas. 

Jogadores, dirigentes, políticos e patrocinadores da equipa tiveram depois oportunidade de confraternizar durante o jantar que se seguiu à cerimónia de apresentação. 

Duah, Said e Derlei ausentes 

Dos 22 jogadores certos para a nova época, três não marcaram presença na apresentação. 

O ganês Duah e o egípcio Said (novo central) devido a compromissos com as respectivas selecções, Derlei por força de um problema de saúde da mulher. 

O brasileiro estará em Leiria amanhã, enquanto Said só é esperado no dia 18. Duah não tem data certa para a chegada, mas não deve tardar. 

A equipa parte para estágio no domingo à noite e inicia o trabalho na Urgeiriça na segunda-feira. O estágio prolonga-se até dia 20, com o regresso a Leiria marcado para a manhã do dia 21. 

Com a ressalva dos dois avançados a contratar e da possibilidade de Krpan continuar na cidade do Lis, eis o plantel leiriense para a nova temporada: guarda-redes - Costinha (ex-Tenerife), Baptista e Évora (ex-Bidoeirense); defesas - Bilro, Cedrico (ex-júnior), Renato, Paulo Duarte, Nuno Valente, Said (ex-Al-Ahly) e Micas (ex-júnior); médios - Tiago (ex-Tenerife), Pedro Regueira (ex-júnior), Luís Vouzela, Dinda, João Manuel e Leão; avançados - Derlei, Duah, Zezinho, Zé Tó (ex-Farense), Paulo Alves e Tozé (ex-Louletano).