O internacional francês Bixente Lizarazu inaugurou hoje (sábado) um estádio com o seu nome em Hendaya, cidade de França que faz fronteira com a Espanha. Recentemente, alvo de ameaças por parte da ETA, o jogador de origem basca visitou o recinto rodeado de de guarda-costas e polícias à paisana e foi recebido com fortes aplausos pelas cerca de 200 pessoas presentes na cerimónia. 

O nome de Lizarazu tomou o lugar da anterior designação do estádio, que era Beltzenia. Depois de descerrar uma placa com o seu nome, o futebolista afirmou que estava «orgulhoso» por ter um campo de futebol com o seu nome em Hendaya, cidade onde passou grande parte da sua infância. 

O jogador do Bayern recusou-se a falar sobre as cartas com ameaças que no passado dia 10 chegaram à casa de seus pais, situada na mesma cidade. «Está tudo bem. Venho aqui hoje, como viria amanhã», disse, acrescentando que a sua única preocupação é o campeonato e a sua equipa. 

No final, o membro da selecção francesa de futebol falou com os jogadores da equipa local, «Les Aiglantins», conheceu o centro de estágio e ainda teve tempo para dar autógrafos.