Se em 1991 a selecção nacional de sub-20 se sagrou campeã mundial às custas do Brasil, cinco anos depois, a «desforra» teve lugar nos Jogos Olímpicos, em Atlanta, e com direito a uma goleada que entregou a medalha de bronze à formação «canarinha».

As coisas começaram mal para os portugueses. Ronaldo, que estava então prestes a ser contratado pelo Barcelona - foi na época seguinte que rumou a Espanha, depois de ter jogado no PSV Eindhoven - e que está também convocado para o particular de sábado nas Antas, apontou o primeiro golo de uma lista penosa para o conjunto das quinas. Foi aos quatro minutos da partida e o marcador não tardou muito a aumentar para a equipa então orientada por Mário Zagallo, que volta agora a defrontar Portugal, na qualidade de coordenador da selecção brasileira.

Flávio Conceição (outro dos eleitos para o jogo de sábado) fez o segundo golo dos brasileiros. E depois veio Bebeto, que marcou aos 46, aos 53 e aos 74 minutos de jogo para fechar a partida e liderar a lista dos goleadores da competição.

Roberto Carlos foi o único jogador que somou a presença na derrota em Lisboa à vitória clara em Atlanta e é certo que levará essa experiência para o relvado quando entrar como titular no jogo de sábado. Em relação ao encontro dos Jogos Olímpicos, repetem-se as presenças de Dida, Flávio Conceição, Ronaldo e Rivaldo.

Quantos aos portugueses, destaque para a presença de Capucho, Rui Bento e do capitão Peixe tanto no embate da Luz como no jogo de 2 de Agosto de 1996, a contar para os Jogos Olímpicos. Dessa equipa goleada nos Jogos Olímpicos apenas Rui Jorge e Nuno Gomes estão convocados para o Portugal-Brasil deste sábado.

Ficha do jogo:

Jogos Olímpicos de Atlanta (atribuição dos 3º e 4º lugares)

2 de Agosto de 1996.

Sanford Stadium, em Atenas (Estados Unidos)

Árbitro: El-Ghandour Gamal Mahmoud (Egito)

PORTUGAL - Costinha; Calado, Nuno Afonso, Rui Bento e Kenedy; Peixe (Rui Jorge, 56m) e Vidigal; Capucho (Afonso Martins, 46m), Dani e Dominguez; Paulo Alves (Nuno Gomes, 46m).

Suplentes não utilizados: Nuno, Beto e Porfírio.

Seleccionador: Nelo Vingada.

BRASIL - Dida, Zé Maria, Aldair (Narciso, 80m), Ronaldo Guiaro e Roberto Carlos; Flávio Conceição, Zé Elias e Amaral (Marcelinho Paulista, 84m); Juninho; Ronaldo (Luizão, 77m) e Bebeto.

Suplentes não utilizados: Danrlei, Rivaldo, Savio e André Luiz

Seleccionador: Mário Zagalo.

Marcadores: Ronaldo (4m), Flávio Conceição (10m) e Bebeto (46m, 53 m e 74 m).

Resultado final: 0-5.