A Selecção Nacional Sub-17 empatou com os Camarões (5-5) e apurou-se para os quartos-de-final do Campeonato do Mundo. Portugal chegou aos 4-0 nos primeiros 45 minutos, depois de um grande golo de Vieirinha, com um remate de ainda antes do meio-campo, que inaugurou o marcador. Antes o árbitro tinha perdoado uma grande penalidade à formação lusa. Na segunda parte, o nível piorou bastante e os africanos recuperaram, marcando cinco golos em vinte minutos. Inacreditável.

Uma exibição de duas faces, com Portugal a ser salvo pelo gongo.

O grande golo de Vieirinha catapultou o médio português para uma grande exibição, tendo estado no segundo e terceiro golos da equipa, apontados por Manuel Curto. O avançado do Benfica fez o hat-trick ainda nos primeiros 45 minutos. Na segunda parte, e apesar do 5-0 a favor dos portugueses, apontado por Bruno Gama, logo a abrir, a exibição desceu a níveis medíocres, tendo possibilitado a espectacular recuperação dos Camarões. Os erros sucederam-se a um ritmo humilhante.

A Selecção sofreu bastante na segunda parte, registando uma quebra física assustadora que motivou muitos arrepios ao treinador António Violante. Portugal precisava apenas de um empate para seguir em frente, depois da vitória do Brasil frente ao Iémen (3-0), entrou a matar, mas acabou a morrer. A recuperação dos africanos começou com um auto-golo de Tiago Costa e, a partir daí, foi o final da alegria lusa na partida. Ngal bisou em dois minutos (74 e 76m), Nguemo marcou o quarto dos Camarões e Mbia empatou, para surpresa de meio-Mundo, o encontro.

António Violante tem muita coisa a rever, depois desta última jornada do Grupo C. Foi brilhante a forma como os portugueses chegaram ao 5-0, mas muito preocupante a cavalgada dos Camarões até ao empate. Portugal termina esta primeira fase com 13 golos sofridos, o que não deixa de ser assustador. Para uma equipa que goleava por 5-0 aos 70 minutos, o que se passou hoje em Ratina, Tampere, na Finlândia, foi péssimo.

A inacreditável marcha do marcador:

1-0, Vieirinha (21m)

2-0, Manuel Curto (36m)

3-0, Manuel Curto (43m)

4-0, Manuel Curto (44m)

5-0, Bruno Gama (52m)

5-1, Tiago Costa, na p.b (70m)

5-2, Serge Ngal (74m)

5-3, Serge Ngal (76m)

5-4, Joel Nguemo (88m)

5-5, Etoundi Mbia (90m)