Um péssimo relvado e um Getafe aguerrido foram obstáculos em demasia para o Sporting no Troféu Colombino. Sá Pinto só mudou uma das pedras que tinha lançado frente ao St. Etienne, mas foi a areia do estádio do Recreativo de Huelva que mais dificultou a vida aos futebolistas. De ambas as partes, diga-se. No final, venceram os espanhóis graças a um erro monumental da defesa do leão.
Lafita bem podia ter resolvido as coisas logo no momento inicial do encontro. Distração absurda na defesa leonina, com um mau passe a originar uma jogada de golo iminente. Lafita ficou na cara de Patrício, num «penalty corrido»: o guardião efetuou uma tremenda defesa.
E o futebol acabou nesse primeiro minuto. Porque nos restantes 44 que durou a primeira parte apenas se viu duas equipas a tentarem adaptar-se ao estado lastimável do recinto. O Sporting, por exemplo, apenas rematou aos 28 minutos, sem contar com um livre de Capel que não passou da barreira, no minuto 4. Pelo meio, (22 minutos) Sá Pinto trocou Van Wolfswinkel por Rubio, sem se perceber se o holandês saiu lesionado.
Com o relvado a deterior-se, não se perspetivava que a segunda parte fosse melhor. Mas foi.desde logo, pelo Sporting. O leão melhorou, Schaars cruzou para cabeceamento ao lado de André Martins e Elias atirou forte, mas ao lado. Para tornar o encontro mais apetecível, o Getafe respondeu com um livre direto, que Patrício defendeu de forma vistosa.
Ora, em sete minutos do segundo tempo houve mais ocasiões, mais remates, mais futebol que em toda a primeira parte. Mas voltou a surgir um erro grosseiro na defensiva leonina.
Sá Pnto adaptou Pranjic à lateral-esquerda e apesar do bom pé do croata, a verdade é que o camisola 30 tentou um passe na área, perdeu a bola e Diego Castro fez o 1-0. O Getafe estava na frente e aí ficou até ao fim.
O Sporting tentou reagir, mas os espanhóis foram eficazes na primeira linha de pressão e ainda melhores quando tiveram de afastar a bola da área.
Num estádio vazio, num relvado péssimo, o Sporting «decidiu» sair do torneio um dia mais cedo, pelo erro de Pranjic. Assim, joga neste sábado outra vez, com adversário a sair do confronto entre o Recreativo Huelva e o campeão marroquino, o Moghreb Athletic Tetouan.
Ficha de jogo
Getafe: Moya; Valera, Lopo, Abraham e Torres; Lacen e Michel; Hugo Fraile, Lafita e Diego Castro; Miku.
Jogaram ainda: Pedro Leon, Guiza, Gavilan e Sarabia
Sporting: Patrício; Pereirinha, Boulahrouz, Rojo e Pranjic; Elias, Schaars e André Martins; Carrillo, Van Wolfswinkel e Capel.
Jogaram ainda: Rubio, Adrien Silva, Jeffrén e Wilson Eduardo