Rui Baião está sob a alçada disciplinar do departamento jurídico do Gil Vicente. O médio está suspenso pelo clube depois de um desentendimento com o treinador Luís Campos durante um treino e alvo de um processo interno que pode levar à exclusão do grupo de trabalho.
O jogador vai ser ouvido para relatar a sua versão dos factos, seguindo-se depois a audição do treinador e possivelmente de alguns jogadores do plantel que presenciaram o incidente, onde segundo consta Rui Baião desrespeitou uma ordem do treinador e respondeu de forma incorrecta.
Luís Campos não admite actos de indisciplina no grupo e esta postura do técnico vai ao encontro da filosofia do Gil Vicente, que coloca a hipótese de despedir o jogador e esta decisão só pode ser evitada se Rui Baião pedir desculpas perante o clube e os colegas depois da atitude que teve com o técnico.
O despedimento é encarado como uma decisão extrema de punição, podendo o jogador ser apenas alvo de uma multa, se a Direcção do Gil Vicente entender a atitude de Rui Baião é desculpável por algum motivo.
Enquanto o processo está em curso, o médio não está a treinar com o plantel gilista.