Mladen Petric não conseguiu garantir o apuramento do Hamburgo para a final da Liga Europa. Com um golo soberbo, o avançado croata colocou a formação alemã em vantagem, mas o Fulham viria a dar a volta ao encontro na etapa complementar (2-1). Dois golos em apenas seis minutos, para a equipa da casa.

Depois de um empate a zero na primeira mão, o Fulham aproveitou o factor-casa para decidir a eliminatória. O adversário surgia em Inglaterra com novo treinador, após o despedimento de Bruno Labbadia, na ressaca de uma pesada derrota na Bundesliga. O Hamburgo não conseguiu garantir a presença na final da Liga Europa, que será disputada¿em Hamburgo.

A equipa da casa procurou assumir o controlo da partida desde o apito inicial, mas sofreria um duro revés ainda antes da primeira meia-hora. Na cobrança de um livre directo, em posição frontal, Petric desenhou um arco perfeito e marcou. Um golo impressionante, uma mistura de jeito e tremenda força, desfazendo o nulo na eliminatória.

Mark Schwarzer, do alto dos seus 194 centímetros, não conseguiu reagir ao remate impressionante de Petric. O Fulham tentou inverter a situação, sabendo que precisaria de marcar dois golos para seguir em frente

O Hamburgo, comandado pelo antigo adjunto Ricardo Moniz, tentou esquecer o decepcionante 7º lugar na tabela classificativa da Bundesliga e defender a preceito. O tempo passava sem alterações no marcador. Tudo corria de feição em Londres, permitindo aos adeptos alemães acreditar num final europeia disputada em casa.

Contudo, o cenário mudaria completamente em apenas seis minutos. Bobby Zamora, principal referência ofensiva do Fulham, esteve em dúvida até ao apito inicial e acabou por evidenciar algumas limitações físicas. Roy Hodgson viria a lançar Dempsey, na etapa complementar, vendo Davies relançar a eliminatória ao minuto 70 (1-1).

Os ingleses precisavam de mais um golo para seguir em frente. O Hamburgo desesperava. Sentia a pressão dos adeptos e procurava manter um bloco sólido, à frente da sua baliza. Em vão. O Fulham viria a marcar novamente, ao minuto 76, desta vez por intermédio de Gera. Primeira presença numa final europeia para os «Cottagers».

Confira os onzes:

FULHAM: Schwarzer; Pantsil (Nevland, 75m), Hughes, Hangeland e Konchesky; Gera, Etuhu, Murphy e Duff; Davies e Zamora (Dempsey, 57m).

HAMBURGO: Rost; Demel, Mathijsen, Boateng e Aogo; Pitriopa, Jarolim (Rozehnal, 89m), Zé Roberto e Tesche (Rincon, 56m; depois Guerrero, 79m); Petric e Van Nistelrooy.

Veja os golos: