Nuremberga e Greuther Furth entraram em campo este domingo para se defrontarem para 256ª vez na história dos dois emblemas. E pela primeira vez na história da Bundesliga. Ou segunda, claro, se contarmos o encontro da primeira volta.

O derby mais antigo da Alemanha estreou-se no principal escalão do país com um aliciante extra: uma vitória do Nuremberga atirava com os vizinhos para a II Divisão. Mas não aconteceu. O Greuther Furth puxou do orgulho e ganhou no terreno do rival por 1-0. Continua em extremas dificuldades na tabela, mas ganhou a batalha pela honra.

O jogo com mais história do futebol alemão foi decidido com um golo solitário do jovem Johannes Geis, de apenas 19 anos, conseguido ainda na primeira parte. Uma cara nova para uma rivalidade histórica.

O primeiro jogo entre estes dois emblemas data de 1902 e acabou com um resultado escandaloso: 15-0 para o Nuremberga. No jogo da primeira volta, na altura no campo do Greuther Furth, em novembro, o jogo terminou sem golos.

Apesar da vitória, as contas continuam difíceis para o último classificado da Liga que tem apenas 18 pontos. Há mais 12 em disputa e a diferença para o lugar que dá acesso, pelo menos, ao playoff contra o terceiro da II Divisão é de nove pontos.

A possibilidade de o derby mais antigo do país não se realizar para o ano é, por isso, muito alta, já que o Nuremberga está num tranquilo 12º lugar. Mas o Greuther Furth fica com a glória de não ter sido enviado de volta para a II Divisão pelo maior rival de 111 anos.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO