Os serviços de recolha de lixo registaram uma adesão de 100 por cento em 12 concelhos do país, segundo um comunicado do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) enviado à Agência Lusa.

Segundo os números do sindicato, os concelhos de Almada, Barreiro, Seixal, Alcochete, Moita, Amadora, Funchal, Loures, Évora, Montemor-o-Novo, Vendas Novas e Vila Viçosa registaram uma adesão de 100 por cento nos serviços de recolha de lixo.

De acordo com a mesma fonte, os números relativos à recolha do lixo caem para 95 por cento em Braga e Ponta Delgada e para 75 por cento nos concelhos de Oeiras e Sintra.

O STAL revela igualmente que foram registadas adesões de 100 por cento nos sectores de manutenção dos transportes urbanos de Braga e de pintura de vias municipais do Funchal.

A greve nacional da Função Pública arrancou quarta-feira à noite devido ao facto dos trabalhadores de recolha do lixo trabalharem por turnos que começam num dia terminando na madrugada do dia seguinte.

Em Lisboa, quase metade dos motoristas dos camiões da recolha do lixo e 62 por cento dos cantoneiros, ambos do turno da noite, que começa habitualmente às 22:30 e termina às 07:00 do dia seguinte, aderiram à paralisação.