O Newcastle venceu a 12ª edição do Torneio Guadiana ao bater o Sp. Braga por 2-1 no terceiro e último jogo de um triangular que contou ainda com a participação do Olympiakos, campeão da Grécia, orientado por Leonardo Jardim.

Depois de uma primeira parte sem golos, a equipa de St. James Park adiantou-se no marcador, aos 63 minutos, na sequência de uma grande penalidade. Beto ainda defendeu o primeiro pontapé de Demba Ba, mas não conseguiu evitar a recarga do avançado senegalês.

A equipa minhota reagiu bem e empatou, cinco minutos depois, com um golo de Ruben Amorim, depois de um bom lance de Zé Luís pelo corredor direito.

O jogo seguia equilibrado, quando, aos 72 minutos, Ryan Taylor, voltou a dar vantagem ao Newcastle, com um grande golo, na marcação de um livre direto. Logo a seguir, Douglão, que já tinha um cartão amarelo, perdeu a cabeça e acabou expulso com um segundo amarelo por protestos que deixou a equipa de José Peseiro fragilizada e sem tempo para recuperar da primeira derrota da pré-temporada.

A equipa de St. James Park foi apenas a segunda equipa estrangeira, depois do Bétis em 2004, a vencer este torneio algarvio que já conta conta com doze edições. O Benfica é o clube com mais vitórias, com cinco troféus, seguido pelo Sporting, com três, V. Guimarães e Belenenses, com um cada.

No final do jogo, Hugo Viana foi distinguido como melhor jogador do torneio.