«Thierry Henry precisa recuperar a ambição e inspiração que fizeram dele um dos melhores avançados do mundo.» Foi assim que o treinador do Barcelona, Pep Guardiola, caracterizou o actual momento de forma do internacional francês, de 32 anos.
Ultimamente, o avançado não tem tido muito espaço nas equipas titulares do Barcelona, mas o seu treinador tem uma explicação: «Se ele não tem jogado é porque, entre outras coisas, existem jogadores que têm estado mais inspirados que ele.»
Mas Guardiola não deixa de reconhecer as enormes capacidades de Henry. «Ele sabe que precisa melhorar, no entanto, eu acho que ele é melhor do que ele próprio consegue imaginar. Tenho a certeza de que dará o melhor de si nos próximos 2 meses», elogiou.
Sobre a eventualidade de Henry estar a guardar-se para o Mundial, Guardiola não acredita que o avançado pense assim. «Ele está a pagar o preço de ter ganho tudo e mais alguma coisa. Não está contente com a situação mas eu estou aqui para ajudar.»
Na época transacta, Henry foi peça vital no Barcelona marcando 26 golos. Este ano só foi titular em 13 das 24 partidas disputadas e só fez o gosto ao pé por 3 vezes.