Primeira evidência: neste fim de semana a Liga inglesa mete folga, dando lugar à Cup. Segunda evidência: a ronda anterior trouxe uma autêntica razia entre as equipas de topo da Premier League. Terceira evidência: nos campeonatos de Espanha, Itália, França e Alemanha não há clássicos, ou confrontos directos entre os primeiros. Quarta e última evidência: para quem liga a essas coisas, sábado é dia de São Valentim, e há ligação direta com o Carnaval. Se ainda não somou dois e dois, nós acabamos de fazê-lo para si: sem jogos imperdíveis para acompanhar nos campeonatos estrangeiros, esta é uma boa altura para ver menos bola investir mais na vida social – até para ter moeda de troca naqueles fins de semana em que se torna quase impossível desgrudar do ecrã.

Se, ainda assim, prefere manter as rotinas, então fique com o nosso guia de transmissões internacionais. Como habitualmente, começamos com um jogo da Bundesliga na sexta-feira, Borussia Dortmund-Mainz (19.30, SportTV 2 ***) com a curiosidade de ver se é desta que o Dortmund faz as pazes com os seus adeptos, depois da vitória robusta no último sábado.

No sábado, a Taça de Inglaterra serve-se em dose dupla, primeiro com o WBA-West Ham (12.45, SportTV 2 **) à hora de almoço e mais tarde, muito apropriadamente, com o Crystal Palace-Liverpool (17.30, SportTV 3 ***) à hora do chá.

Pelo meio, como recheio da sanduíche, dois jogos interessantes na Bundesliga, o Bayern Munique-Hamburgo (14.30, SportTV 2 ***) - um clássico que já conheceu melhores dias, devido à fragilidade do Hamburgo – e principalmente o B. Leverkusen-Wolfsburgo (14.30, SportTV 2 ****) que além de ter implicações na luta pela Liga dos Campeões permitirá uma última análise ao próximo adversário do Sporting na Liga Europa, cinco dias antes da visita dos leões à Alemanha.

Meia hora mais tarde, começam o Sevilha-Córdoba (15 h, SportTV 2 **) que pelo menos permitirá ver alguns nomes conhecidos do futebol português, e o PSG-Caen (15 h, SportTV 4 **) com os parisienses entre a espada e a parede na perseguição a Lyon e Marselha. Mas o ponto forte de sábado está marcado para as 17 horas, com o Real Madrid-Dep. Corunha (17 h, SportTV 2 ****) a marcar o reencontro dos merengues com os seus adeptos depois da goleada sofrida no dérbi – e com o «caso» Ronaldo pelo meio, a aumentar a expectativa acerca da receção nas bancadas ao campeão europeu e ainda líder da classificação.

A partir daqui a intensidade baixa. Baixa mesmo muito no caso do Granada-At. Bilbao (19 h, SportTV 2 **), um pouco menos no Mónaco-Montpellier (19 h, SportTV 5 ***) que, à falta de Moutinho e Ricardo Carvalho, lesionados, permitirá ver Bernardo Silva em ação.

E se por essa altura tiver sido desafiado para um jantar romântico (os dias 14 de fevereiro têm dessas armadilhas, especialmente ao sábado), mais vale aceitar, porque nem o Palermo-Nápoles (19.45, SportTV 3 **) nem o Málaga-Espanhol (21 h, SportTV 2 **) são alternativas suficientemente credíveis para o prender a casa.

Barcelona ou Arsenal?

Era mais ou menos previsível: das 12 transmissões diretas em agenda no domingo, não contando com jogos portugueses, era mais ou menos inevitável que os dois encontros mais interessantes começassem à mesma hora. É o caso de Barcelona-Levante (16 h, SportTV 2 ****), com os catalães de volta às exibições convincentes, na perseguição ao Real, e com o Arsenal-Middlesbrough (16 h, SportTV 3 ****), com os visitantes a procurarem no Emirates uma reedição da proeza conseguida em casa do Manchester City, no mês passado. Escolha difícil...

Mais fácil a opção entre o Valência-Getafe (11 h, SportTV 2 ***) e o Milan-Empoli (11.30, SportTV 3 **), já que o primeiro tem contingente português em ação. Entretido até à hora de almoço, pode prescindir do Bordéus-St. Étienne (13 h, SportTV 5 **), do Anderlecht-Mechelen (13.30, SportTV 3 *) e do Atalanta-Inter (14 h, SportTV 1 **). Até mesmo do Roma-Parma (14 h, SportTV 2 **), agora que a equipa de Rudi Garcia parece ter atirado a toalha ao chão na perseguição à Juventus: siga direto para os dos jogos das 16, e dê bom uso ao pulso, numa sessão simultânea de mapling e zapping.

Depois disso, o Rayo Vallecano-Villarreal (18 h, SportTV 2 **) e o Cesena-Juventus (19.45 h, SportTV 5 **) não devem acrescentar muito à história do seu fim de semana. Já os dois jogos da noite, Celta Vigo-At. Madrid (20 h, SportTV 2 ***) e Lorient-Lyon (20 h, SportTV 3 ***) têm muito mais que se lhe diga: o primeiro vai aferir se a goleada aos merengues relançou, realmente, os «colchoneros» na corrida ao título. O segundo permitirá ver os portugueses Pedrinho e Raphael Guerreiro em ação frente a Anthony Lopes, o dono da baliza do líder da Ligue 1, para muitos o melhor guarda-redes do campeonato francês. Depois, sinta-se à vontade para sair de casa: esta vida são dois dias e o carnaval são só três. E já começou a contar.

Potencial de interesse

* Só para profissionais
** Meh...
*** 30 minutos e logo se vê
**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
***** PÁRA TUDO! (nesta semana não há disso)