No fim de semana de Páscoa aumentam as tensões familiares. Mais especificamente, entre aquela fação das famílias que não liga a tradições religiosas, como o futebol, e a mais tradicionalista, que não prescinde da transmissão de 28 jogos internacionais durante estes três dias, para cumprir os rituais a preceito.

Com vários campeonatos em momento de decisão - entre eles o português, claro, mas esse é de outro departamento - as divisões começam já nesta Sexta-feira Santa, com o At. Madrid-Elche (19.30, Sport TV 1) a coincidir com a hora de jantar. Antes de receber o Chelsea, a equipa de Simeone pode aproveitar o adiamento do jogo do Real Madrid, e o mau momento do Barcelona, para se aproximar um pouco mais da meta, cimentando uma liderança sensacional.

À mesma hora, há um St. Etienne-Rennes (SportTV Live) que, esse sim, tirando a eventual curiosidade de ver se Nélson Oliveira tem direito a alguns minutos, não justifica grandes desvios de atenção. Vendo as coisas pelo lado positivo, como já tudo deve estar despachado por volta das 21.20, tem o resto da noite para cultivar a harmonia familiar. Que, por sinal, vai ficar seriamente comprometida com o menu de sábado.

À hora de almoço, vai ter dérbi de Londres ( Tottenham-Fulham, 12.45, Benfica TV 2) e pelo meio, se contemplar aristocratas em crise for a sua cena, tem dupla opção, com o Milan-Livorno (14 h, Sport TV1) e Parma-Inter (14 h SportTV Live).

Da Alemanha, às 14.30, chega um jogo em que os extremos se tocam ( E. Braunschweig-Bayern, último contra o primeiro na Sport TV3). O mesmo acontece meia hora mais tarde, mas em versão russa: Anzhi-Zenit (15 horas, SportTV 2) com a equipa de André Villas-Boas a ter de defender a liderança recém-conquistada, a cinco jornadas do fim. Menos apelativos, o Aston Villa-Southampton (15 h Benfica TV 2) e o Bordéus-Guingamp (SportTV Live, 16 horas) servem apenas de aperitivo para dois pratos fortes à hora do lanche.

Em Itália, o Juventus-Bolonha (SportTV 2, às 17.30) serve para ver em ação o adversário europeu do Benfica, antes da visita à Luz, e com o «scudetto» ao alcance da mão. À mesma hora, em Stamford Bridge, a equipa de José Mourinho é a primeira das três candidatas ao título inglês a entrar em campo ( Chelsea-Sunderland, Benfica TV) tentando pôr pressão em Liverpool e Manchester City.

Daí até final da noite, a opção é sua. Pode aproveitar uma oferta futebolística sem grandes focos de emoção para pôr as conversas familiares em dia ou, se estiver firmemente decidido a não alimentar qualquer diálogo com aquele tio/prima/cônjuge com quem já não fala há meses, pode ir zapando entre Real Sociedad-Espanhol (Sport TV Live, 19 h) a Fiorentina-Roma (SportTV 3, 20h) e a final da Taça da Liga francesa Lyon-PSG (SportTV 2, 20 horas), com o português Anthony Lopes a liderar a resistência perante Cavani, Lavezzi e companhia. Depois, disto, se a quadra pascal lhe limitar os programas de sábado à noite, pode permitir-se algum devaneio exótico (não é gralha, a palavra é mesmo «exótico») com a MLS ( Vancouver-LA Galaxy, às 22, na Benfica Tv 2) e a primeira jornada do Brasileirão, com Fluminense-Figueirense (às 22.30, na SportTV 1).

Liverpool à hora de almoço

Chegamos ao domingo de Páscoa, o tal em que os adeptos do Benfica esperam por um festejo diferente, a partir das 18 horas, na Luz. Mas os membros de outras confissões não precisam de jejuar, já que têm várias alternativas futebolísticas ao dispôr, logo desde o fim da manhã. O Almeria-Celta (Sport TV 1, 11 horas) serve para ir abrindo os olhos. Daí por uma hora já se exige concentração máxima, para um Norwich-Liverpool (12 h, Benfica TV 2) que pode condicionar muito a luta pelo título inglês – e serve também para resolver de vez uma das grandes dúvidas da temporada: Suarez ou Van Wolfswinkel? 

Enquanto este dilema fica resolvido, pode dedicar alguma atenção paralela a o dérbi da Côte D'Azur (   Mónaco-Nice , 13 h SportTV 2, um jogo que deve ser pronunciado com pausa entre as equipas), e   tem 15 minutos para comer à pressa e ver o ensaio geral para a final da Taça de Inglaterra ( Hull-Arsenal , 14.05 Benfica TV 2), com os gunners sem margem de erro para defender um lugar de acesso à Liga dos Campeões: logo a seguir, começa o Everton-Man. United (Benfica TV 2, 16.10) com os «blues» a apenas um ponto de distância. 

Se não for adepto da Liga inglesa e não quiser testemunhar os preparativos para a provável festa do título encarnado, terá de repartir atenções pelo Rayo Vallecano-Bétis (SportTV 1, 16), o Estugarda-Schalke (SportTV 2, 16.30) e o Sevilha-Granada (Sport TV 1, 18 h). À hora de jantar, admitindo que os membros da família que não ligam a futebol ainda têm algum contacto consigo, terá de desapontá-los novamente: ainda não é desta que vai sentar-se à mesa para respirar fundo: há um Barcelona-At. Bilbau (Sport TV 1, 20 h) para perceber se, perante um forte candidato a um lugar na Champions, a candidatura ao título da equipa de Tata Martino ainda resiste a uma semana desastrosa, pontuada por três derrotas e várias lesões.

Como alternativa, tem novamente o Brasileirão ( S. Paulo-Botafogo na SportTV 2, às 20 horas e Flamengo-Goiás, SportTV 2, às 22.30). Ou, então, tem as emoções fortíssimas do Torneio Clausura argentino ( River-Velez, SportTV 1, 22.15), onde os oito primeiros estão separados por cinco pontos, para se despedir de mais um fim de semana preenchido e entrar em estágio para as meias-finais das provas europeias. Tínhamos prometido 28 jogos, eles aí ficam: o resto é silêncio, diria Shakespeare.