Antes de mais, este é um fim de semana alargado para os desportistas de sofá. O programa do futebol internacional começa na sexta-feira e só termina segunda-feira, com o Southampton-Manchester United. E terça-feira volta a Liga dos Campeões, mas essa é outra conversa.


O calendário do fim de semana internacional é muito condicionado precisamente por uma semana europeia de últimas decisões, pelo que o início é intenso. Um Borussia Dortmund-Hoffenheim (19h30, SportTV2****) a abrir as hostilidades na sexta-feira, teste de fogo à equipa de Jurgen Klopp nesta estranha época, que parte para este encontro no último lugar da Bundesliga.


Resultados e classificação da Bundesliga


Há mais: à mesma hora joga-se o Toulouse-Mónaco (19h30, SportTV3***), Leonardo Jardim e companhia a tentarem uma segunda vitória seguida na Ligue 1 antes do duelo com o Zenit pelo apuramento na Champions. E pouco depois há ainda um Fiorentina-Juventus (19h45, SportTV5***), a equipa viola em recuperação frente ao líder da Serie A.


Resultados e classificação da Ligue 1


Agora chega sábado, e chega cedo. Não dá para fazer grandes planos, pelo menos a partir do final da manhã. Começa com o Newcastle United-Chelsea (12h45, Benfica TV2****), o líder da Premier League numa deslocação muito difícil a abrir a ronda, antes de receber o Sporting naquele que será um encontro decisivo para os leões.


Resultados e classificação da Premier League


Depois um salto à Rússia para Zenit-Krasnodar (13h45, SportTV1***), a equipa de Villas-Boas a tentar manter distâncias no campeonato antes da decisão na Liga dos Campeões. E mais Bundesliga, com o Borussia MGladbach-Hertha (14h30, SportTV3**).


Passou a hora de almoço, entramos pela tarde sem paragens. É hora de Liverpool-Sunderland (15h, Benfica TV2***). Segue-se o Elche-At. Madrid (16h, SportTV2***), à mesma hora do PSG-Nantes (16h, SportTV4***), com a luta pela liderança do campeonato francês ao rubro.


Se o Roma-Sassuolo (17h, SportTV3**) e mesmo o At. Bilbao-Córdoba (17h, SportTV2**) podem dar-lhe alguma folga, não se afaste muito do sofá. Segue-se uma ronda dupla de futebol de alto nível, com o Manchester City-Everton (17h30, Benfica TV2****) e o Bayern Munique-Bayer Leverkusen (17h30, SportTV5***), que visita os líderes da Bundesliga antes da visita à Luz, para a despedida europeia do Benfica.


Para o final da tarde, o programa abre com o Real Madrid-Celta Vigo (19h, SportTV2***), à mesma hora do Bordéus-Lorient (19h, SportTV3**). Ainda há aqui pelo meio o Ajax-Willem II (19h45, SportTV5*) mas, lá está, é coisa só para profissionais.

Resultados e classificação da Liga espanhola

Se não fizer muita questão de não perder nada do D. Corunha-Málaga (21h, SportTV2**), talvez possa dar descanso ao comando e apontar para um jantar de sábado mais ou menos tranquilo. Até porque o domingo vai ser exigente.


Logo pela manhã, um Rayo Vallecano-Sevilha (11h, SportTV**) e também o Nápoles-Empoli (11h30, SportTV3**). Pela hora de almoço, o Evian-Lyon (13h, SportTV5**) e o West Ham-Swansea (13h30, Benfica TV2**), além de um Club Brugge-Zulte Waregem (13h30, SportTV3*).


A seguir dose dupla de jornada italiana, com o Génova-Milan (14h, SportTV1***)
e o
Parma-Lazio (14h, SportTV2**). E depois um dos pratos fortes do fim de semana, o dérbi catalão entre Barcelona e Espanhol (16h, SportTV1****), à mesma hora de um Aston Villa-Leicester City (16h, Benfica TV2**).


Sem paragens, segue-se o Eintracht Frankfurt-Werder Bremen (17h30, SportTV2**) e o Villarreal-Real Sociedad (18h, SportTV1***), além de um salto ao campeonato grego, para o Asteras Tripolis-Panathinaikos (18h, Benfica TV2*).


Tempo ainda para a despedida do Brasileirão, com o campeão Cruzeiro frente ao Fluminense (19h, SportTV3**). E para a final da MLS. LA Galaxy-New England Revolution (19h30, Benfica TV2***), com o português José Gonçalves a lutar pelo título norte-americano.


A fechar a noite ainda há o Inter-Udinese (19h45, SportTV5**) e o Granada-Valência (20h, SportTV2***). E depois, na segunda-feira, o Southampton-Manchester United (20h, Benfica TV2*****), a fechar um terrível ciclo para a equipa de José Fonte.




Potencial de interesse

* Só para profissionais

** Meh...

*** 30 minutos e logo se vê

**** Pendure o Do Not Disturb na orelha

***** PÁRA TUDO!