Eis um daqueles fins de semana sem um cabeça de cartaz evidente, mas com inúmeros motivos de interesse, no futebol estrangeiro mas não só. De passagem, lembre-se de sexta a domingo são as decisões da UEFA Futsal Cup – com Ricardinho e Cardinal de um lado, e o Benfica do outro – e que no sábado, duas equipas portuguesas (ABC e Benfica) começam a decidir o acesso à final da Taça Challenge de andebol. Do futebol doméstico, já se sabe, todas as atenções focadas no Sporting-U. Madeira (sábado, 18.30) e no Rio Ave-Benfica (domingo, 20.30). Mas há muito para ver lá por fora, numa semana que se prolonga pelo feriado de 25 de abril e que faz ligação direta às meias-finais das provas da UEFA. Por isso, vale a pena gerir esforços e não gastar as energias todas de uma vez. Nós damos-lhe uma ajuda a a escolher:

Sábado:Hertha Berlim-Bayern Munique (14.30, SportTV 3) ****

Resumidamente: O Hertha tem pontuar, para defender o lugar de acesso à próxima Liga dos Campeões, face à perseguição de Moenchengladbach, Mainz e Schalke. O Bayern, esse, ainda na corrida à tripla coroa, quer resolver rapidamente a questão do título para se focar na Champions – At. Madrid na quarta-feira - e na final da Taça. Em caso de vitória, os homens de Guardiola podem mesmo festejar o título, se o Dortmund não ganhar, à mesma hora, em Estugarda.Rayo Vallecano-Real Madrid (15 h, SportTV 2) ****

Resumidamente: A meia final da Champions é já na terça-feira, e o problema muscular sentido por Ronaldo a meio da semana deverá fazer com que falhe o embate com os vizinhos que, na primeira volta, foram «despachados» por uns embaraçosos 10-2. A supremacia do Real diante do Rayo é crónica: os merengues venceram os últimos 12 jogos, muitas vezes com goleada pelo meio. Com a perseguição ao Barcelona novamente acesa, como será caso se confirme a ausência de Cristiano?

At. Madrid-Málaga (17.15, SportTV 2) ****

Resumidamente: Também com a Champions (Bayern!) no horizonte, a equipa de Diego Simeone tem de manter a pressão sobre o Barcelona, mesmo que seja com a fórmula habitual, de pressão, combate e um triunfo minimalista, como aconteceu em Bilbao. Quatro dias antes da visita dos bávaros, os adeptos colchoneros vão ter um papel determinante para resolver cedo a questão. Ingrediente extra, com o Euro no horizonte: perceber se é desta que Tiago joga os primeiros minutos depois da lesão.

Everton-Man. United (17.15, SportTV 3) ****

Resumidamente: Dois treinadores – Van Gaal e Roberto Martínez - sob pressão, um palco magnífico (Wembley) e, no horizonte, a possibilidade de discutir o mais histórico dos troféus domésticos – a final da Cup. Argumentos não faltam para assistir a um jogo em que a vitória, em qualquer dos casos, servirá para atenuar a deceção de uma temporada frustrante e, quem sabe, dar hipóteses de permanência no cargo ao técnico vencedor. O Everton só venceu um dos seus últimos oito jogos, mas já se sabe que em jogos da Cup não há favoritos.

Barcelona-Gijón (19.30, SportTV 2) ****

Resumidamente: OK, os oito golos na Corunha parecem querer anunciar o regresso do trio MSN. Mas nunca fiando: se o Barcelona ainda lidera a Liga, em boa parte o deve a este Sporting Gijón, última equipa a conquistar pontos ao rival At. Madrid. Por isso, sim: em condições normais, prevê-se vitória tranquila do Barcelona, talvez até com direito a goleada. Mas já vimos que este Barça não está exatamente em condições normais.

Domingo

Crystal Palace-Watford (16, SportTV 5) ****

Resumidamente: Sim, já sabemos que o cartaz não é de primeira linha. Mas quem conhece as boas tradições acredita sempre num grande espectáculo a pretexto das meias-finais da Taça de Inglaterra. É verdade que, com duas equipas do meio da tabela na Premier League, o jogo não será propriamente requintado. Mas a intensidade máxima está garantida. Justifica pelo menos um exercício de zapping, tendo em atenção que 15 minutos após o pontapé de saída começa o...

Leicester-Swansea (16.15, BTV2) ****

Resumidamente: Com o empate diante do West Ham, mais a expulsão de Vardy e a aproximação do Tottenham, Claudio Ranieri parece condenado a roer as unhas por mais algum tempo, talvez mesmo até ao fim. Mas não está só: o Leicester tem a seu lado, nesta altura, quase todos os adeptos neutrais, pelo menos aqueles que apreciam contos de fadas. O Swansea, já tranquilo, vai seguramente apostar em prolongar o suspense.

Rostov-Zenit (17.30, SportTV 3) ****

Resumidamente:aqui lhe lembramos que a Rússia tem uma espécie de Leicester a comandar a classificação. A diferença é que os perseguidores estão bem mais perto: o CSKA a apenas um ponto, e o Zenit, privado de Danny, a dois. Quer isto dizer que a equipa de S. Petersburgo, na época de saída de Villas-Boas, ainda está em condições de revalidar o título, depois de ter andado muito por baixo. Ficando a faltar cinco jornadas, ainda é cedo para se falar em final mas é certo que quem vencer este jogo fica na pole position para se sagrar campeão.

Fiorentina-Juventus (19.45, BTV2) ****

Resumidamente: Se o Bayern pode fazer a festa no sábado, a Juventus também poderá fechar nesta jornada a conquista do título – mas tem de esperar por um desaire do Nápoles na segunda-feira. A visita a Florença, onde a equipa de Paulo Sousa tem vindo a perder gás e já hipotecou as esperanças de chegar à Champions, é um dos obstáculos mais difíceis no caminho da vecchia signora para o inédito penta.

Se este menu não for suficiente para satisfazer os seus gostos – exigente, hã?! – fique com a lista completa dos diretos de futebol internacional neste fim de semana:

Sexta-feira:

Hamburgo-Werder Bremen (19.30, SportTV 2) ***

Nice-Rennes (19.30, BTV2) ***

Las Palmas-Espanyol (20 h, SportTV 3) **

Sábado:

Manchester City-Stoke City (12.45, BTV2) ***

Liverpool-Newcastle (15 h, BTV2) ***

Inter-Udinese (19.45, BTV2) ***

Impact Montreal-Toronto FC (21 h, Eurosport 2) *

Lanús-Banfield (22.30, SportTV 2) **

Domingo:

Levante-Ath. Bilbao (11, SportTV 2) ***

Frosinone-Palermo (11.30, BTV2) **

Sunderland-Arsenal (14.05, BTV2) ***

Borussia M’gladbach-Hoffenheim (14.30, SportTV 3) ***

Sevilha-Bétis (15, SportTV 2) ***

Getafe-Valencia (17.15, SportTV 2) ***

Schalke-Bayer Leverkusen (17.30, SportTV 5) ****

Boca Juniors-River Plate (20.15, SportTV 3) **

Segunda-feira:

Roma-Nápoles (14 h, BTV2) ****

Verona-Milan (16 h, BTV2) ***

Carpi-Empoli (18 h, BTV2) **

Celta-Granada (19.30, SportTV 2) ***

Tottenham-WBA (20 h, BTV2) ****