É costume dizer-se que a vida dá sempre uma segunda oportunidade. A de Yuri Pudishev, antigo jogador bielorrusso, chegou aos 56 anos. O médio entrou em campo no jogo da I Divisão local que a sua equipa, o Dínamo de Brest perdeu para o líder BATE Borisov, por 0-2, na última segunda-feira.

Mesmo que tenha jogado pouco tempo, foi suficiente para que a Federação bielorrussa de futebol o tenha destacado no seu site oficial, como o homem do jogo. Na verdade, Pudishev tornou-se o homem mais velho a jogar num campeonato europeu. A nível Mundial, o recorde está na posse do mexicano Salvador Reyes que deu uma «perninha» em 2008, no jogo entre o Chivas e o Pumas. Tinha...71 anos!

Na verdade, esta não se trata de uma segunda oportunidade, mas da terceira. Depois de ter construído uma carreira sólida na antiga União Soviética, onde até foi campeão nacional pelo Minsk, Pudishev voltou a jogar em 2008, então com 54 anos, pelo MTZ-Ripo, num jogo da Taça da Bielorrússia. A experiência não podia ter corrido melhor: marcou um golo.

Yuri Puntus, treinador do Dínamo de Brest, orgulha-se de ter lançado o seu adjunto em campo, conforme confirmou à imprensa local: «Não acho que tenha sido uma palhaçada. E ficaria muito orgulhoso se alguém o conseguisse ajudar a entrar no livro do Guiness.»